UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA

LUIZ CLAUDIO ALVES FARIAS

APRESENTAÇÕES DO BOI DO TRIGO NO CONTEXTO CULTURAL (2012 ATÉ 2017)

RECIFE-PE

2018

LUIZ CLAUDIO ALVES FARIAS

APRESENTAÇÕES DO BOI DO TRIGO NO CONTEXTO CULTURAL (2012 ATÉ 2017)

                                                                      

                                                                                             Projeto  de   Pesquisa    apresentado

                                                                                             Como exigência para avaliação final

                                                                                             Da  disciplina Métodos e Técnicas de

                                                                                             Pesquisa, sob  orientação  do   Prof.:

 

 

RECIFE

2018

Tema

   Pretende estudar os componentes que fazem parte do conjunto dos bois como: os toureiros, as meninas, o Porta-bandeiras, O Mestre, um contramestre, a burrica, a mulher da mala e a batucada e também pode acompanhar, em sua sede, os ensaios que antecedem uma apresentação ou diversas apresentações durante algum evento promovido pelas secretarias de cultura de cada cidade, ou regional e até mesmo Estadual, notando que as apresentações são juntamente com os outros componentes objetos de estudo. Para esse Tema foi pesquisado e acompanhado a trajetória dos anos de 2012 até 2017, o boi do trigo, que é um grande campeão local e regional, que vem se mostrando assíduo a cada ano e sempre renovando a formação e as vestimentas do boi de carnaval. Notando que o Encontro de bois de carnaval promovido pelas secretárias de cultura dá aos bois de carnaval um local onde eles são julgados por alguns requisitos como as entoadas, fantasias e outros componentes. As apresentações dos bois de carnaval não acontecem solitariamente, mas no contexto cultural há centenas de outros blocos, maracatus, caboclinhos, danças de cocos, de roda, cirandas e uma série de outros grupos culturais, por isso a cultura dos bois de carnaval faz parte da cultura popular regional e local.   O objeto de estudo escolhido foi as apresentações dos bois de carnaval, que faz parte da cultura popular regional e local

 

 

1 – INTRODUÇÃO

 

  A apresentação dos bois de carnaval está inserida no contexto da cultura popular, que antes, o Boi passou de festa ligada a religião para brincadeira de carnaval, era também ligada às festas de renovação da vida, eles apareciam também na Festa da Páscoa, pois no Bumba meu Boi, o animal morre, mas depois ressuscita.

  “O bumba-meu-boi (boi de carnaval) traz a reminiscência das touradas ibéricas. Luís Camara Cascudo (1988) fala dos touros fingidos em Portugal e Espanha, com pessoas simulando os toureiros para divertir a plateia. E da miscigenação que formou o brasileiríssimo bumba-meu-boi (boi de carnaval)” [1].

  Também sabemos da importância das apresentações dos bois de carnaval, pois em todos os anos faz-se novamente o acompanhamento que o Boi necessita para sair pelas ruas e nas organizações das diretorias de cultura da cidade: para sair o boi necessita do vaqueiro, um bombo, uma caixa, um mineiro, e um ganzá, e também as “meninas” que acompanham o Boi juntamente com a Porta- Bandeira. Também existem encontros de Bois e variantes em outras épocas e em outras Festas populares, como os Encontros das Variantes de Bois e Similares de Pernambuco, que acontece na cidade de Arcoverde, no Agreste de Pernambuco. Há também apresentações que, a convite de algumas escolas, principalmente na semana da cultura, o boi de carnaval também tem participado.

  Em se tratando das apresentações do Boi do Trigo, que vem ao longo dos anos e de sua vida cultural vem se mostrando um grande vencedor, conseguindo muitas premiações de 1º lugar e como também contribuído para tornar a cidade de Timbaúba a cidade dos bois de carnaval.

  No ano de 2012, já o título de Terra dos Bois de carnaval, a cidade de Timbaúba organizou um carnaval de rua muito expressivo, pois a diretoria da época se empenhou em realizar um carnaval com a temática nos Bois de carnaval, e a apresentação do Boi do Trigo foi marcante e já tradicional nesses eventos. Nos anos seguintes as apresentações dos bois foram sempre nas ruas ornamentadas e com a estrutura de palanque para os entoadores e o conjunto que tocam a harmonia das músicas que acompanham os entoadores. Também houve simbólica apresentação do Boi do Trigo na escola de referência de Timbaúba, como parte do trabalho cultural da equipe dos professores do Pro-jovem urbano.

  Em termos de apresentação fora de sua cidade ao qual pertence, o Boi de trigo teve participação no ano de 2016 do importante: IV Encontro das Variantes de bois e Similares de Pernambuco, em Arcoverde, cidade do agreste pernambucano. Quem promoveu esse evento em Arcoverde foi a Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco, justamente como reconhecimento a perseverança, luta e amor pela cultura do Boi de carnaval.

  Quase todas as cidades da zona da mata norte de Pernambuco tem seu boi de carnaval, e no carnaval de 2017, as cidades de Nazaré da Mata, Buenos Aires, Ferreiros e Timbaúba tiveram a participação do Boi do Trigo, que conseguiu uma premiação de 1º lugar na cidade de Timbaúba, e fortes elogios da equipe gestora da administração cultural de Nazaré da Mata, Ferreiros e Buenos Aires.

  Existe no Brasil muita influência cultural, existe o regionalismo que adapta a cultura diante de suas características climáticas, do tipo de sua vegetação, do seu relevo, da formação da diversidade dos povos indígenas, negros e brancos, que contribuíram para enriquecer e produzir suas artes, cultura e história. Também a política interfere no modo de se produzir a cultura de uma região, o que pode em uma região, talvez em uma outra seja proibido, o que pode mudar o pensamento de quem organiza como por exemplo: uma apresentação de boi de carnaval com versos entoados com críticas a uma política cultural que privilegia apenas aqueles que satisfazem seus organizadores e afastam e não dão apoio aos que tem opções divergentes.

  Mas os mantenedores dos Bois de carnaval reconhecem que tem uma organização pública que cuida da continuidade cultural popular e que também devem manter um padrão que realmente seja cultural e harmônico com o gosto popular.

 

2 – PROBLEMATIZAÇÃO

 

  As apresentações verificadas entre os anos de 2012 até 2017 foram grandemente influenciadas pelas diretorias culturais, que organização o carnaval e dava o tempo necessário para cada apresentação dos bois de carnaval, que se afirmavam no movimento cultural popular regional de cada cidade.

  Em Arcoverde, onde a Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco promoviam e promovem os eventos culturais, o contexto regional do agreste pernambucano, mantem a tradição das apresentações dos bois e similares. Dando suporte ao fortalecimento das ligas dos bois de carnaval em suas respectivas cidades. Enquanto na zona da mata, as cidades nos carnavais organização as apresentações de rua. Ganhando o Título de “Terra dos Bois de Carnaval”, a cidade de Timbaúba, uma parte da intelectualidade regional tem se preocupado com a produção de arquivos sobre as apresentações culturais dos Bois. Tendo o Boi do Trigo uma forte participação juntamente a essas diretorias de cultura. E enquanto aos mantenedores dos bois de carnaval, que abraçam a cultura popular, que ideias abraçam e defendem para permanecerem atuantes e sempre participando das apresentações dos Bois de carnaval?

É possível identificarmos a influência das apresentações dos Bois de carnaval na formação cultural regional nesses anos de 2012 até 2017?

 

3 – HIPOTESE

 

  Mesmo passando por crise econômica e corte nos gastos com a cultura, os mantenedores dos Bois de carnaval defendem que a tradição das apresentações é necessária para se mantiver viva a cultura dos bois, que a ideia de que o corte dos gastos com a cultura não deve servi de desculpas para a paralização das apresentações e que a ajuda de custo que o Boi de carnaval gasta deve ser também obtidas com a ajuda financeira de terceiros ou de doações tantos privadas como públicas.

  Admitimos que as apresentações culturais dos Bois de carnaval nos anos de 2012 até 2017, refletindo a participação do Boi do Trigo, no contexto cultural local e regional sob uma coordenação feita através das diretorias de cultura tem influenciado a maneira de pensar a cultura nos meios sociais como: escolas, secretárias de cultura, centros culturais, Federação de Cultura dos Bois e Similares de Pernambuco.

 

 

4 - OBJETIVOS

 

4.1 – Geral

         - Compreender o movimento cultural dos Bois de Carnaval

4.2 – Específicos

         a) Compreender as apresentações do Boi do Trigo de 2012 até 2017, na mata norte e agreste de Pernambuco.

         b) Conhecer a real importância das apresentações de 2012 até 2017 na região

         c) Identificar a premiação do boi do trigo nesse período.

 

5 – JUSTIFICATIVA

 

  Existem vários estudos que se referem ao movimento cultural do Boi Bumbá, (Boi de carnaval), do Amazonas e Maranhão e paralelamente, existe a ausência de pesquisa regional na zona da mata pernambucana, principalmente na história cultural local do Boi de carnaval em Timbaúba. Resumindo a pequenos textos e matérias esporádicas em jornais e revistas.

  Também a participação mantenedora e donos dos Bois de carnaval e sua equipe, faziam suas apresentações utilizando de recursos financeiros próprios e de doações de terceiros e com a ajuda do poder público.

  Sabemos que a realidade socioeconômica condicionam as realidades locais, dando as regiões mais ricas, melhores condições de apresentações dos Bois de carnaval. 

  Acreditamos que, só as pesquisas locais sobre esse tema, poderão contribuir para uma visão mais aproximada da realidade das apresentações, exatamente por fazer emergira cultura dos Bois de carnaval, sua expressão cultural dentro do contexto local, apesar das diferenças sócias econômicas regionais.

  Com certeza, não só se trata de evidenciar as diferenças regionais, com relação às apresentações dos Bois de carnaval e a cultura local, mas ter soluções comuns, propostas comuns, na conquista do melhoramento da cultura local e das apresentações e melhorias técnicas dos Bois de Carnaval.

 

6 – REFERÊNCIAL TEÓRICO

 

  As apresentações dos bois de carnaval, entre 2012 até 2017, se tornaram possível através das diretorias de cultura, que organizavam a estrutura para as realizações dos eventos, que juntamente com os bois de carnaval que atuam na cidade, faziam acontecer esse evento cultural.  

   “Os bois desfilam em cortejo pelas ruas, a partir das 10h da manhã, chegando ao Centro da cidade por volta das 15h. A partir daí, os bois fazem a evolução para uma comissão que elege o vencedor do Carnaval de Timbaúba. A festa timbaubense conta ainda com blocos de frevo, caboclinhos, maracatus e escolas de samba. São cerca de 100 blocos e troças desfilando pelas ruas” [2].

  Enquanto ao Boi do Trigo, que foi fundado em 1980 por Rosenildo José da Silva, o popular Cruá, mais inicialmente foi chamado de boi trovoada e de 1990 até hoje de Boi do Trigo. Pode ser dito que foi o Boi de Seu Elias, existente desde 1968 que deu inspiração a Rosenildo. O Boi do Trigo tem sido um dos grandes campeões do carnaval Timbaubense. Com grande número de premiações ao torno de sua existência como Boi do Trigo. Vale a pena ressaltar que existe uma precariedade na manutenção do Boi, que precisa ser renovado tradicionalmente a cada carnaval, ou a cada ano de apresentação, pois também seus donos são gente simples e humilde que mantém os integrantes que acompanham o boi com as vestimentas típicas que precisam ser renovadas com alguma regularidade. Enquanto as verbas que as secretárias oferecem aos donos do Boi, muito dá para cobri as despesas que a manutenção e às vezes algum tipo de pagamento aos componentes do Boi. Recorre-se a ajuda ao comércio, aos populares, e a alguma pessoa que doe uma ajuda financeira para dá continuidade as apresentações do Boi de carnaval.

  Através da formação das ligas dos bois de carnaval, que tem como presidente da liga, o Rosenildo, o Boi do Trigo e os outros bois que se filiaram a liga dos bois de carnaval de Timbaúba, dão um passo qualitativo na organização dos donos dos bois de carnaval, que se organizam e reivindicam melhores condições de apresentações junto as diretorias de cultura e as secretárias Estaduais de cultura e seus órgãos.

  Durante os anos de 2012 até 2017, foram os anos embrionários da criação da liga dos bois de carnaval, que interligou diversos bois da cidade de Timbaúba, o que dá ao Presidente da liga uma “voz” mais organizada e ouvinte os outros donos de bois de carnaval e visando melhorar o diálogo com as diretorias, reivindicando melhores condições para se criar apoio técnico aos outros bois. Também se criou a Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco, promovendo esses encontros dos Bois de carnaval nas regiões do Estado, podendo prestar apoio ao transporte dos integrantes dos bois de sua cidade para a cidade onde acontecerão os eventos de encontros dos bois de carnaval.

  Mesmo com as diferenças sócias econômicas regionais, para a maioria dos Bois de carnaval e seus integrantes, o que importa são as apresentações e as conquistas que o Boi do Trigo proporcionou, promovendo a alegria das pessoas que vão para presenciar as apresentações. E, também a reivindicações por melhorias nas condições dos Bois de carnaval, que tentam criar os órgãos que protegeram a permanência e durabilidade dos Bois na cultura local.

 

 

 

 

7 – METODOLOGIA

 

  Para a realização deste projeto direcionaremos nossa ação inicial para um levantamento bibliográfico sobre as apresentações dos bois de carnaval desde 2012 até 2017 na zona da mata de Pernambuco, especialmente as apresentações do Boi do Trigo, a partir de fontes secundárias.

  Passaremos a seguir a consultar a imprensa local da época, não só oriundas das secretárias de cultura, mas também da imprensa independente, sites culturais, objetivando colher dados numéricos, análises, depoimentos e declarações de solidariedade pessoais para esse movimento cultural que é das apresentações dos bois de carnaval publicado no decorrer dos anos de 2012 até 2017, na imprensa local.

  É importante que procuremos consultar obras que tratem da situação cultural nacional, que nos permitam contextualizar as apresentações dos bois de carnaval nos anos de 2012 até 2017 em Pernambuco, especialmente em Timbaúba, nos marcos das nossas diferenças regional e sócio econômica, condicionado pelas peculiaridades regionais, ideológicas verificadas a nível nacional.

 

 

 

8 – CRONOGRAMA

 

 

            Meses

Atividade

 

Jan/fev.

 

Mar./abr.

 

Maio

 

Junho

 

Julho

 

Agosto

 

Set.

 

Out.

   Nov.

 

Dez.

Correção e

Adaptações

 

               X

 

      

X

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

Coleta de dados

(documentação)

 

                X

 

               X

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

Crítica e elaboração   dos dados

 

 

 

 

              X

 

            X

 

 

            X

 

 

            X

 

 

 

 

 

 

 

Redação

 

 

 

    X       

 

     X      

 

    X      

            

   X

 

 

 

 

 

 

 

 

Correção do texto e

 digitação

 

 

 

 

 

 

               

 

 

 

 

            

  X    

 

           

 

   X

  

 

           

   X

          

 

 

 

  X

          

 

 

 

  1. – REFERÊNCIAS

 

1.1 Bibliografia

 

SANTOS, José Luiz dos. O que é Cultura. São Paulo. Ed. Brasiliense. 1987.

 

Ludermir, Chico. Caderno de narrativas da cultura pernambucana série carnaval 2012. Recife-PE: Secretária de Cultura

 

NUNES, Isaurina Maria de Azevedo. Complexo Cultural do Bumba-meu-Boi do Maranhão; Dossiê do Registro. São Luís-MA. IPHAN; 2011.

 

  1.   Monografia
    1. TCC

 

FARIAS, Lucas Mota. A Cultura Histórica Sobre a Conquista da América nas Canções do Festival Folclórico de Parintins. Brasília-DF; 2013.

 

  1. Teses

 

PATRÍCIO, Patrícia Sales. Na Ilha do Boi de Pano. São Paulo-SP. 2007.

 

  1. Entrevistas

 

SILVA, Rosenildo José. O Boi do Trigo de Cruá- TIMBAÚBA-PE. Blog: lulaclaudio/lulashow.blogspot.com.br. Timbaúba-PE. 2015. (Entrevista inédita).

 

  1. Sites

 

FARIAS, Luiz Claudio Alves. O Boi de Trigo de Cruá-Timbaúba-PE. Blog: lulaclaudio/lulashow.blogspot.com.br. Timbaúba-PE. 2015.

 

FARIAS, Luiz Claudio Alves. IV Encontro das Variantes de Bois e Similares de Pernambuco. Blog: lulaclaudio/lulashow.blogspot.br. Timbaúba-PE. 2016.

 

SILVA, Severino Vicente. : FARIAS, Luiz Claudio Alves. Os Bois de Carnaval de

Timbaúba-Pe. Programa Que História é essa? Recife-PE. 2012.

 

1-6 PERÍODICO

 

Suassuna, Ariano. Et al. Cadernos Populares. Gráfica Pasárgada, Recife-PE. 1995.

 

 

1-7 REVISTAS

 

Charlie, Roger. Revista Estudos Histórico. Cultura Popular. Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1995.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[1] Patrício, Patrícia Sales. Na Ilha do boi de pano. Tese de doutorado.

[2] Ludermir, Chico. Caderno de narrativas da cultura pernambucana. Recife. Secretaria de Cultura. 2013.pag.20.