O trabalho de Maurício de Souza é sem dúvida algo de reconhecimento mundial. O criador da Turma da Mônica iniciou sua longa saga nos gibis ainda nos anos 60, quando surgiam os primeiros personagens da turma da Mônica, imortalizados até hoje. Sua longa trajetória Sua longa trajetória trouxe um grande reconhecimento, afinal suas histórias já chegaram a ser as mais vendidas no mundo em certos períodos, como em 2012, com o lançamento da turma da Mônica jovem.

O sucesso nos quadrinhos se tornou evidente, e nas décadas de 1980, 1990 e 2000 os estúdios de Maurício de Souza, com sucesso já consolidado na carreira de décadas como quadrinista, lançou os primeiros episódios dos desenhos animados da turma da Mônica. Hoje veiculados no Cartoon Network, A série de animações da turma da Mônica possui mais de 100 episódios, muitos deles deveras curtos, mas mesmo assim servindo de referencia para o mercado nacional de animação, que carece tanto de referências . Nas diversas fazes pelo qual a animação passa, por ter mais de duas décadas de veiculação e produção, o estilo das animações muda bastante, mas mantem a sua essência original, que nos evoca tanto os clássicos gibis da Mônica.

As primeiras animações da turma da Mônica surgiam ainda na década de 1970. Nos anos seguintes surgiriam novas pequenas animações, em geral especiais de Natal para a Rede Globo, que aliás, ainda veiculava alguns dos episódios mais recentes em sua programação infantil antes desta ser extinta pela nova grade de horários. Resta a veiculação dos episódios ainda no cartoon, canal da TV por assinatura paga, que possui alguns episódios inéditos que nunca foram ao ar na rede de televisão aberta.

O sucesso da franquia se torno tanto que surgiram diversos produtos relacionados à série, jogos da turma da Mônica, culminado em 2008, quando acontece a maior investida de Maurício de Souza: criar uma série d quadrinhos da turma da Mônica Jovem, que se tornou imediatamente sucesso. Grande é a expectativa dos fãs de que em um futuro próximo a série também possa ter uma animação, assim como a série clássica ou mesmo um filme, como também já ocorreu com a turma da Mônica em 2008 como o lançamento de CINEGIBI, a investida da franquia de Maurício de Souza no Cinema. Esse filme foi um grande sucesso, tanto que foi traduzido para vários idiomas, principalmente dos países onde os quadrinhos da turma da Mônica são veiculados.