No Brasil, temos o clima tropical, quente e úmido. Além de ser ótimo para seres humanos, é também o ambiente ideal para insetos e alguns parasitas, que podem causar alergias e até problemas sérios de saúde.
É comum ver e conviver com pessoas alérgicas. Rinite, alergias de alimentos, de picadas de insetos. Vai dizer que você não conhece ninguém que tem uma dermatite ou uma alergia séria?
Alergias famosas em nosso país:
As alergias mais comuns no Brasil são as de fundo respiratório, como asma, sinusite, faringite, rinite. A alergia cutânea, ou seja, na pele, também é algo que afeta muitos brasileiros em todos os estados.
Todas podem levar problemas sérios.
Para as alergias na pele, é preciso consultar um alergista ou um dermatologista, que pedirá um teste de estesiômetro principalmente se tiver alguma falta de sensibilidade no local afetado.
Para as alergias respiratórias, um alergista ou um pneumologista podem ajudar a resolver o problema – ou pelo menos, a tratá-lo.
Não podemos esquecer também as mordidas de insetos ou animais venenosos que causam verdadeiros estragos na pele e podem até matar, dependendo do animal.
Alergia de maquiagem
Alergia de maquiagem também é algo muito comum, que vem acontecendo cada dia com mais mulheres. Esmaltes também são produtos que podem causar sensibilidades, inclusive em locais como pálpebras e pele do rosto, ainda que não tenha havido contato nessas superfícies.
Por isso, a qualquer sintoma diferente na pele, é indicado procurar sempre um especialista em dermatologia, principalmente se tiver feito uso de produtos novos, ou ácidos.
Cuide de sua pele
Ela deve ser bem tratada, com banhos frequentes e cremes que possam aliviar ou prevenir certas impurezas que podem trazer desconforto ou alergias.
Homens também podem desenvolver alergias diferentes, como nas regiões íntimas. Ao primeiro sintoma, também é preciso procurar um especialista ou clínico geral, o mais rápido possível. Se for preciso, realizar exames laboratoriais.