Hoje, pensando em todos os uraienses, que por um motivo ou outro foram morar em outras terras, resolvi escrever esse texto e, através dele, mandar um forte abraço a todos.

                        Vocês conhecem aquele velho ditado que costumamos repetir quando encontramos um antigo morador de nossa cidade que vem nos visitar ou, não agüentando a saudade desta terra, volta morar entre nós? Normalmente dizemos: “quem bebe água do Rio Congonhas nunca se esquece de Uraí”.  Talvez esse ditado seja apenas uma forma de expressar o nosso sentimento de felicidade por encontrar um antigo morador. Sabemos que não se volta para o lugar de origem ou onde viveu somente por ter bebido de suas águas, pois as águas são todos iguais.

                        Quando alguém retorna à sua terra natal é porque deixou raiz, ou porque tem boas lembranças, saudades, ou algo assim.

                        Quem é que não sente saudades do lugar onde viveu quando criança, onde os anos são os mais marcantes da vida? Quando a infância foi vivida com liberdade para brincar e se divertir, a gente nunca esquece o lugar onde cresceu. Quem é que não se lembra onde viveu sua mocidade, seus anos dourados? E quem não tem saudade dos velhos amigos que ficaram pra trás? Sempre trazemos na lembrança as pessoas amigas que fizeram parte da nossa vida.

                        Quem não se lembra da vida simples do interior e de sua gente de alma pura e gentil? A felicidade existe e ela é filha do interior. Ela está aqui. Se você já bebeu das águas do Rio Congonhas certamente não se esquecerá desse pedaço de chão e de seus velhos amigos.

                        E se a frase que usamos ao encontrar um velho amigo são as águas do Rio Congonhas, então porque não falar um pouco sobre esse belo manancial? Ele nasce em um grotão lá no município de Congonhinhas, daí a origem do nome “Rio Congonhas”.

                        Ele vai deslizando suavemente e recebendo seus pequenos afluentes os quais vão aumentando o volume de suas águas e formando belas correntezas por entre as pedras em meio à mata por onde canta os passarinhos louvando o Criador.

                        São as águas desse belo rio que abastece a nossa cidade e mata a sede de seu povo. Cortando o nosso município ele vai desaguar no Rio Tibagi.

                        Se você já deu um mergulho em suas águas cristalinas, se já fez alguma pescaria às margens desse belo rio sentado à sombra de uma árvore, e se já morou por aqui e bebeu de suas águas, então tenho a certeza de que você sabe do que estou falando e jamais nos esquecerá.

                        Se esse texto aumentou a sua sede, então venha nos visitar e beber um pouco mais dessas águas e matar a sua saudade.

                        Salve o Rio Congonhas!  

 

Jair Garcia Martins

Uraí - Paraná