FICHA DE LEITURA TEOLOGIA CONTEMPORÃNEA- PROF. ALAN MYATT

ALUNO: Claudio José Bezerra de Aguiar

DATA: 30/11/2014

LIVRO: DEVER, Mark. 9 marcas de uma igreja saudável. São José dos Campos: Fiel, 2007.

% da leitura completada: 100

IDEIAS CHAVES.

O principal propósito de Mark Dever, não é expor um tratado sobre eclesiologia. Sua atenção está focada em apresentar algumas marcas de uma igreja que está em crescimento, diferenciando daquelas que não estão se desenvolvendo.

Para isso observa as igrejas do contexto em que se encontra inserido. Identificando três linhas de pensamentos, o social-liberal representado por Schleiemacher, os voltados aos descrentes apoiado por Bill Hybels e o tradicionais, seguidores de Billy Graham.

Através com acompanhamento histórico e bíblico, Mark define os caminhos da simplicidade para se alcançar uma igreja saudável. Assim ele propõe os noves tópicos que definem esta igreja: Pregação expositiva, Teologia Bíblica, o evangelho, um Entendimento Bíblico da Conversão, um Entendimento Bíblico da Evangelização, um Entendimento Bíblico da Membresia na Igreja, disciplina Bíblica na Igreja, interesse pelo Discipulado e Crescimento, e uma liderança Bíblica na Igreja.

Dever tem sua visão de uma igreja sadia com base nas escrituras. Tudo na igreja deve ser referenciado na Bíblia, a pregação, a liturgia, a administração e a liderança. Em cada tópico ele coloca embasamento bíblico, mostrando o seu comprometimento com as escrituras e o seu profundo conhecimento dela. Comprovando que além de acadêmico é um excelente pastor.

De acordo com Dever, se estes itens apresentados forem levados a sério por pastores

e lideres, com certeza resultaram em igrejas com crescimento saudável e fiéis as escrituras. Igrejas com crescimento não apenas quantitativo, mas qualitativo. Igrejas que crescem e permanecem.