Compromisso com a inovação , portfólio diversificado, expansão agressiva, liderança firme e uma clara visão do futuro. São essas as características que colocaram uma empresa entre as melhores do mundo no ano em 2009.

Encabeçando a lista estão Nintendo, Google, Apple, Doosan, Hyundai, GDF Suez, MTN, Monsanto, Inditex e BHP Billiton, segundo levantamento da revista americana BusinessWeek.


petrobrasPetrobras: a única brasileira entre as melhores

A lista conta com a presença da Petrobras, na 22ª posição, a única empresa brasileira presente no levantamento. A petrolífera e a America Movil, controladora da operadora de telefonia celular Claro, são as representantes da América Latina entre as melhores do mundo.

“Em um ambiente de mudanças constantes, as companhias que têm rigoroso planejamento estratégico conseguem ver além do horizonte. Elas têm chances muito maiores de ganhar do que aquelas que vão levando as coisas”,

afirma Paula Laudicina, presidente da consultoria A. T. Kearney, responsável pelo ranking.

Inovação – Palavra Chave

Na primeira posição, a Nintendo viu suas vendas crescerem 36% nos últimos cinco anos. Apesar dos tempos turbulentos de 2008, a empresa de eletrônicos manteve sua ênfase em inovação, o que no passado lhe permitiu desenvolver o console Wii, para então superar suas rivais Sony e Microsoft.

Assim como a Nintendo, outros representantes do setor de tecnologia, como Google (2), Apple (3) e Amazon.com (17), continuaram a investir pesadamente em inovação, conquistando amplo marketing share com novos produtos, mesmo com os gastos dos consumidores declinando.

Liderança

No levantamento da BusinessWeek, líderes carismáticos também se mostraram essenciais para conquistar uma posição no ranking das melhores. A Apple tem prosperado há anos com Steve Jobs, assim como a espanhola Inditex, proprietária da Zara, com seu fundador Amâncio Ortega Gaona. No México, o bilionário Carlos Slim transformou a América Móvil na quarta maior empresa de telefonia celular do mundo, com mais de 190 milhões de clientes.

As TOP 25


Dados
: A.T. Kearney, Thomson Reuters


Para visualizar o ranking completo e a metodologia aplicada, clique em The World’s Best Companies

Obrigado pelo tempo que você dedicou ao adquirir novos conhecimentos sobre que anda acontecendo no universo da Inovação, Mercado e Gestão

Quando achar que estes conhecimentos lhe serão úteis, visite-nos em http://www.openinnovatio.org/.  Serás muito bem-vindo(a)