Professora: Luciana Barbosa






Árvores brasileiras







Caruaru 2010







Apresentação

A Biodiversidade é a temática da atualidade e segundo a organização não-governamental "Conservação Internacional", o Brasil tem a maior biodiversidade do mundo. Nossa fauna e flora apresentam uma grande variedade de espécies.
Cientes que a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência e que comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, do cotidiano escolar, o presente projeto contribui para a formação de cidadãos responsáveis, se dedicando ao estudo das árvores brasileiras, enfocando as espécies: pau-brasil, ipê e cajueiro.
A escolha desse tema deve-se ao encantamento pela beleza do pau-brasil, em ocasião de aula-passeio ao parque ambiental de nossa cidade.























Justificativa

Árvore é sinônimo de vida. Uma árvore por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamento) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas, o equilíbrio tem que ser mantido, com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.
Sob o aspecto econômico, valiosos produtos obtemos da árvore: madeira para as construções e mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, frutos, flores e muitos outros.
Sob o aspecto ecológico, dela recebemos incontáveis benefícios: A proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre, a manutenção da qualidade de vida, e muito mais.
Por tudo isso é da maior importância o desenvolvimento da conscientização e contribuição de cada um de nós para a preservação das árvores.
No dia 21 de setembro é comemorado o dia da árvore, pois os índios costumavam homenagear a natureza no início da primavera.
Duas espécies são consideradas símbolos do Brasil: pau-brasil, a qual deu nome ao nosso país e ipê-amarelo, considerado a flor nacional.















Objetivos

 Geral:
Sensibilizar os alunos o respeito das questões ambientais, percebendo a importância das árvores para a vida na Terra.

 Específicos:
 Conhecer as principais espécies de árvores brasileiras.
 Compreender as contribuições das árvores para o melhoramento das condições de vida no planeta.
 Desenvolver atitudes concretas de preservação ambiental.
 Elaborar desenhos e pinturas.
 Confeccionar painéis ilustrativos e informativos.
 Construir o "Livro da vida" referente a todo o estudo realizado.
 Produzir e apresentar diferentes gêneros textuais enfocando o tema do projeto.
 Encenar uma peça teatral.


















Desenvolvimento

 Roda de conversa a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos.
 Assistir e discutir o vídeo: Árvore viva ? Nosso amiguinho.
 Montagem de mural com pesquisas. (Vários tipos de árvores)
 Realização de desenhos e pinturas.
 Visita ao parque ambiental.
 Plantio de mudas (pelos alunos e familiares).
 Jogo: Super Trunfo / Árvores brasileiras ? Site progresso verde.
 Produção de gêneros textuais: poemas e poesias, paródia.
 Confecção do Livro da vida.
 Peça teatral para a culminância.























Avaliação

Observando a construção do conhecimento através de um processo contínuo; de forma progressiva e coerente, respeitando os objetivos propostos; considerando o crescimento de cada aluno, suas capacidades, potencialidades, atitudes e habilidades, durante toda a vivência do projeto, bem como em sua culminância que ocorrerá por meio de apresentações artísticas a toda comunidade escolar e familiar.