TRÊS ARTIGOS DIFERENTES, PESQUISA DE CONTATO DIRETO, PESQUISA DOCUMENTAL, E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA.

Quadro 1:

PESQUISAS DE CONTATOS DIRETOS

Revista: Revista brasileira de estudos pedagógico, publicada pela INEP ( INSTITUTO NASCIONAL DE ESTUDOS PEDAGOGICOS).

Titulo do artigo: “O QUE É EDUCAÇÃO”?

Autor: Carlos Rodrigues Brandão

Objetivos da pesquisa:

 * Mostras o quanto a educação é importante.

  * Explicar como a educação esta distribuída entre todas as partes sociais.

   *A aprendizagem e a educação esta em toda parte iniciando–se em casa, na família e nas escolas.

   *Explicar de maneira clara e objetivo como a cultura e a educação estão presentes em tudo, das classes mais altas da sociedade de até os grupos humanos mais simples.

Metodologia:

    A principal fonte de pesquisa utilizada é a pesquisa bibliográfica por entender ser a melhor metodologia para explicar de maneira clara o verdadeiro conceito de educação.

Análise e discussão dos resultados:

    Ninguém escapa da educação, pois ela esta presente em todos os lugares, em casa, na rua, na igreja e nas escolas.

    O respectivo trabalho alcançou os objetivos almejamos, pois a educação e acultura esta em todos os lugares distribuída em todas as classes sociais. 

  

Conclusão da análise dos resultados:

   O autor Carlos Rodrigues Brandão explicou de maneira clara e objetiva a importância e o percurso da educação. E que existe a educação de cada categoria de sujeito de um povo, ou entre povos que se encontram, e também em povos que se submetem e dominam outros povos, usando a educação como um recurso a mais de sua dominância. Por tanto a educação é uma arte presente em tudo e em todos.

 

 

 

 

Quadro 2:     

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Revista: Revista Brasileira de Educação V.20 Nº 61 abr.-jun.2015

Titulo do artigo: ATIVISMO PEDAGÓGICO E PRINCÍPIOS DA ESCOLA DO TRABALHO NOS PRIMEIROS TEMPOS DA EDUCAÇÃO SOVIÉTICA.

Autor: Marisa Bittar E Antonio Ferreira Jr.

Objetivos da pesquisa:

 Examinar a influencia do ativismo pedagógico nos primeiros tempos da educação soviética, de 1918 até o final da década de 1920.

*  Explicar, particularmente como o ativismo pedagógico, apresentado por John Dewey e também perpassou as experiências educacionais russas dos primeiros tempos revolucionários.

*  Destacar a influencia do ativismo pedagógico na experiência educacional da Rússia nos primeiros tempos da revolução soviética.

Metodologia:

   Como principal fonte de pesquisa, para o desenvolvimento do presente trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica por ser uma importante metodologia para esclarecer de maneira específica como ocorreu o ativismo pedagógico nos primeiros tempos da educação soviética.  

Análise e discussão dos resultados:

    No final da década de 1920 a pedagogia soviética teria mesclado tal influencia com princípios marxistas da escola do trabalho. O ativismo pedagógico influenciou muito a educação soviética.

    O que caracterizou a educação soviética não era a ideia de vincular as atividades escolares, mas o fato de que pela primeira vez na história havia um sistema oficialmente organizado. Posso afirmar que o respectivo trabalho alcançou os objetivos proposto, pois ele explica claramente a respeito da educação soviética e a influencia que ela exercia.

Conclusão da análise dos resultados:

    O estudo concluiu que a presença do ativismo pedagógico foi típica do período de efervorência política da revolução coincidindo com a campanha pela alfabetização e o inicio da construção do sistema de escolas publicas. Este estudo mostrou a contradição ideológica e políticas existentes entre os objetivos societários preconizados pelo liberalismo e pelo marxismo.    

 

 

 

 

 

Quadro 3:

PESQUISA DOCUMENTAL

Revista: Revista Brasileira De História E Ciências Sociais

Titulo do artigo: “Alternativa Investigativa na Formação Docente”.

Autor: SILVA, Lidiane Rodrigues Campêlo da – UECE  ,DAMACENO Ana Daniella – UECE

MARTINS, Maria da Conceição Rodrigues – UECE, SOBRAL, Karine Martins– UECE, FARIAS, Isabel Maria Sabino de – UECE.

Objetivos da pesquisa:

* O trabalho possui como objetivo compreender o processo de construção das representações sociais associadas aos professores de primeiras letras.

 

* Contribuir com o debate no âmbito da pesquisa qualitativa a partir da discussão e produção do conhecimento cientifica a cerca de determinados recortes da realidade sócio-educacional.

 

Metodologia

Como método de pesquisa foi utilizado à pesquisa bibliográfica, pois apresenta maior disponibilidade de recursos metodológicos, (livros, artigos, revistas, documentos, site e muitas outras fontes).

Análise e discussão dos resultados

 Está discussão também objetiva balizar a pesquisa documental não como uma técnica ou procedimento de coleta de dado, mais sim como método de pesquisa. Posso afirmar que esse trabalho alcançou os objetivos esperados.

Conclusão da análise dos resultados

 Para finalizar podemos concluir que ao enveredar pela pesquisa documental é preciso atentar para alguns aspectos. Embora os documentos sejam fontes ricas e estáveis de dados apresentando certa durabilidade, aspectos que favoreçam sua utilização.  

 

Referencias bibliográficas:

FARAGO, A. C.; FARAGO, R. Pesquisa Educacional. Batatais: Claretiano, 2007. Unidades 3 e 4 (confira no Material de Apoio).

 Educação na Antigüidade, de Henri- Irenée Marrou (Herder/EDUSP)

 CORRÊA, Rubens Arantes/Karina Elizabeth Serrazes. Políticas da Educação Básica. Ação Educacional Claretiana, 2010-Batatais-SP, versão: jul 2012.

 Tarefas da instrução pública no sistema da edificação soviética. In: . Sobre a instrução e a educação. Tradução de Felipe Guerra. Moscou: Edições Progresso, 1988e. p. 157-180.

 CALADO, S.dos S; Ferreira, S.C dos R. Análise de documentos: método de recolha e análise de dados.Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi1/analisedocumentos.pdf

                                                        Wania Bruna Dos Santos.