FACULDADE NOSSA CIDADE 

7º Semestre Administração de Empresa 

Gestão da Informação e do Conhecimento 

André Pinto Silva

Professor Orientador: Lawton Benatti

Artigo sobre Segurança da Informação nas Organizações

Carapicuíba, SP - 2013 

Segurança da Informação

A Segurança da Informação é um ativo como qualquer outro na organização, seu objetivo é inibir ou proteger que esse ativo seja acessado por indivíduos não autorizados na organização ou que venha a sofrer qualquer tipo de ameaça e minimizar os possíveis danos causados por eles.

A política de segurança da informação implica diretamente na coordenada de profissionais de grande experiência no setor, com o compromisso de garantir a integridade, confidencialidade, autenticidade e disponibilidade das informações, com isso cada informação deve ser tratada como um intangível, inacessível para pessoas desautorizadas. Com clareza às obrigações éticas e as regras da empresa cada departamento deve manter a integridade da informação, assim como o fluxo de informações de maneira eficiente e simples, e ao mesmo tempo em que alcança os objetivos e os altos níveis de qualidade e segurança dos dados. Afinal, esse é um dos seus principais ativos ético de conduta profissional.

O código de ética e conduta profissional de cada empresa ou indivíduo compreende em vários aspectos fundamentais, como princípios e valores de cada um, sua missão, visão e valores, relações com clientes e fornecedores, e suas responsabilidades, inclusive com o cuidado na diversificação e distribuição das informações.

Podemos definir Segurança da Informação como uma área do conhecimento dedicada à proteção de ativos da informação contra acessos não autorizados, alterações indevidas ou sua indisponibilidade. Dessa forma mais ampla, podemos também considerá-la como a prática de gestão de riscos de incidentes que impliquem no comprometimento dos três principais conceitos de segurança: confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação (SÊMOLA, 2003 P.43).

A confidencialidade e Integridade da informação é um aspecto que implica diretamente na reputação de cada empresa ou indivíduo. Suas implicações refletem diretamente na imagem e/ou condição na qual atividade atua. Como os dados deverão ser tratados é um ponto que requer maior atenção, pois onde ficará disponível cada informação essencial faz a diferença para manter a integridade e lealdade. No caso de desencontro de informações, cada empresa deve saber administrar para não ficar exposta a situações vulneráveis, nem expor os usuários a si comprometer com a responsabilidade em poder tratar os dados como fato solucionador de cada problema e evitando um maior desgaste desnecessário.

Assim, cada dado, informação de modo geral deve ser tratado com maior cuidado, pois é o maior ativo da empresa chamado de capital intelectual que deve ser analisado constantemente como ferramenta de melhoria contínua na preservação e segurança desse ativo e é dele que cada informação é gerada e armazenada, consultada e distribuída de forma correta.

Referências

SÊMOLA, Marcos. Gestão da Segurança da Informação: visão executiva da segurança da informação: Rio de Janeiro – Elsevier, 2003.