Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG),conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, ou recuperam, processam, armazenam e distribuem as informações para apoiar a tomada de decisões, a coordenação, planejamento e ao controle organizacional são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e é o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir o seu resultado e suas metas.

    Sistema é conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.

   Para DAVENPORT e PRUSAK (1999), é essencial para a realização bem-sucedida dos trabalhos ligados ao conhecimento, que as organizações saibam definir o que são dados, informações e conhecimento, pois o sucesso ou o fracasso organizacional muitas vezes pode depender da aplicação desses elementos para solução de problemas e tomada de decisões.

   Inicialmente, torna-se necessário conceituar os elementos que conduzem as empresas nos seus negócios. Segundo BATISTA (2004, p. 20), “do ponto de vista da administração de empresas em concordância com a definição de sistemas, existem dois elementos fundamentais para a tomada de decisões: os canais de informação e as redes de comunicação”. Através dos canais de informação as organizações definem de onde serão adquiridos os dados, e as redes de comunicação definem para onde os dados serão direcionados.

   Para a formação dos sistemas e a consequente obtenção dos elementos fundamentais para a tomada de decisão é necessário o conhecimento dos conceitos de Dados, Informação e Conhecimento.

  

 Se o sistema considerado for uma parte da empresa, por exemplo, finanças, o referido sistema já é considerado tático e o seu ecossistema pode ser a empresa como um todo e seus subsistemas podem ser orçamento, custos, contabilidade, faturamento, vendas, planejamento, controle de produção e compras.

Características dos Sistemas de Informações

    Algumas características se fazem essencial e necessária para uma tomada gerencial na administração de uma empresa, na abertura de novo negocio ou até mesmo no fechamento de uma empresa, através das informações surgem os conhecimentos de gerenciamento de fatores internos e externos, onde se faz necessário saber qual e o ponto forte, ponto fraco e ameaças, ou seja, colocar em pratica a analise de swot para uma possível resolução dos problemas, as características para uma resolução são: Fronteiras de sistema; um sistema se separa do seu próprio ambiente, Interface; vários sistemas se compartilham no mesmo ambiente alguns deles se conecta entre si por meio de limites, Sistema aberto; os sistemas se interagem uns com os outros, conhecido como o sistema aberto, Sistema adaptável, conectado com seu ambiente pela troca de entrada e saída, esse sistema tem a capacidade de transformar a si mesmo, ou seja, é chamado de um sistema adaptável  .

   A Classificação do sistema da informação e focada em 4 pontos fortes, esses pontos são essenciais para  a administração de uma empresa, nas mudanças organizacionais e nas tomada de decisões ,os pontos são:

• Estratégico

• Tático

• Conhecimento

• Operacional

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistema de Informação: o uso consciente da tecnologiapara o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004.

DAVENPORT, Thomas H; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial. Tradução deLenke Peres. Rio de Janeiro: Campus; São Paulo: Publifolha, 1999.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças: Sistemas de Informações gerenciais: estratégica, táticas, operacionais, Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. 13.ed São Paulo: Atlas,2009