Faculdade Nossa Cidade

Curso Administração de empresa

Renata Mota Ferreira         

6º semestre de Administração

Orientador Profº Lawton Benatti

Artigo: Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado funciona através de fontes de pesquisa coleta de dados ou de dados já disponíveis, até mesmo por amostragem de uma parcela pequena do publico. Uma pesquisa de mercado é indicada para coletar dados importantíssimos sobre o público-alvo de um determinado seguimento, analisar diversos comportamentos, identificar a faixa etária que será dirigida, buscar informações sobre a tendência de consumo da região ou população em que esta inserida.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta extremamente importante para as empresas que estão querendo abrir seu próprio negocio de qualquer atividade, ou até mesmo aquela empresa que deseja inserir um novo produto ou serviço no mercado, ou a necessidade de modificar um produto já existente, todas elas podem e devem recorrer á ferramentas de pesquisa, porque os mercados mudam muito rápido e vem á necessidade de sempre estar á parte do que esta acontecendo ao seu redor, entender o que o seu cliente busca e espera em determinadas situações, detectar as necessidades existentes. O cliente precisa ser monitorado o tempo todo, pois conseguimos as informações precisas e identificamos possíveis problemas, com uma pesquisa bem elaborada e com os dados coletados trás informações para a empresa que ajuda a direcionar e se readequar ao mercado, como as mudanças no mercado são muito velozes as empresas precisam sempre estar atenta a essas mudanças, para poder se tornar cada vez mais competitiva, e trazer também grandes expectativas nos resultados de seus investimentos e evitando prejuízos.

A razão das empresas adotarem o método de pesquisa muitas vezes é também para descobrirem oportunidades de negocio, aumentar sua participação no mercado e gerar lucros, decidir em qual mercado investir, saber o que os clientes compram e porque, determinar o que realmente os consumidores buscam e quanto estão dispostos a pagar pelo produto.

A pesquisa de mercado tem o objetivo de encontrar informações a respeito do seu cliente, como esta seu produto no mercado, o recebimento da sua marca ao publico, te mostra qual a tendência de consumo, ajuda a estabelecer caminhos importantes, para uma eficiente divulgação e distribuição dos produtos.

Com as informações devidamente coletadas, consegue-se visualizar problemas que são encontradas na pesquisa, transformando as informações encontradas em grandes oportunidades para a empresa, ajudando também os profissionais qualificados a encontrar solução para o problema, e é através da pesquisa que conseguem verificar a estatística de vendas,intenções de compra a satisfação de seus clientes e até mesmo avaliar a aceitação de uma propaganda.

Deve buscar informações sobre o grau de satisfação de seus clientes com o produto e serviços prestados, identificar as reclamações, devoluções em relação ao produto, essa informações é de grande ajuda em tomada de decisões, mas tendo a ciência de que apenas uma boa pesquisa não garante o sucesso de uma empresa, ela não da 100% de chance que as coisas saíram certas

Citação

Conforme o Autor

A Teoria Geral da Administração diz em linhas gerais que administrar consiste em planejar, operar e controlar. Vista sob este ângulo, podemos dizer que a pesquisa serve para controlar. Mas, para planejar precisamos de informação. Como decidir sobre as oportunidades eminentes para o lançamento de um novo produto?Ou para qual mercado? E para qual segmento, isto é dirigido para qual público-alvo? Percebemos, então que a pesquisa é uma ferramenta para tomada de decisão e por isso, deve estar presente em todo e qualquer processo que envolva uma resolução.

Referência

Livro: Marketing Promocional para Mercados Competitivos

Planejamento, Implementação, Controle.

Autor: Costa, Antonio R.

Crescitelli, Edson

Editora: Atlas. S.A 2007

Prefácio de: Gilmar Pinto Caldeira

1º Ed. 2002; 3 reimpr. SP.