PERSPECTIVA DO USO DA DIDÁTICA TEÓRICA E PRÁTICA NA AÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

AMANDA GONÇALVES BENTO

RESUMO

Este texto pretende descrever os grandes desafios do ensino de Língua Portuguesa nas escolas e a visão quanto ao uso da Didática e suas implicações na formação do professor de Português e em suas ações didáticas diante da complexidade que é o ensino. Este artigo faz a junção de diferentes pesquisas bibliográficas que envolvem a Didática, destacando as suas funções, objetivos e resultados positivos na ação pedagógica, destacando a influência que ela implica na formação do professor com base nas situações em sala de aula, as demandas da aprendizagem e a função do professor. Nesta pesquisa ressalta- se que os desafios que batem de frente com a Didática resultam por um lado, a importância de se dar continuidade a construção de teorias de forma mais clara e dinâmica e, também resulta no objetivo de amenizar as dificuldades presentes em técnicas tradicionais de ensino ainda utilizadas nas escolas, e nas dificuldades no campo acadêmico e as questões que envolvem a profissão, ou seja, o campo da prática profissional.

Palavras-chave: Didática, Formado do Professor, Ação Pedagógica e Dinâmica.

ABSTRACT

            This article intends to describe the great challenges of teaching Portuguese language in schools and the vision on the use of Teaching and its implications for teacher education of Portuguese and their didactic actions in the ____________________________

1. Acadêmica do Curso Licenciatura Plena em Letras, V Período da Faculdade de Itaituba – Pará.

face of complexity that is teaching. This article is the addition of different Bibliographical research involving didactics, highlighting its functions, goals and positive results in the pedagogical action, highlighting the influence that it implies in teacher education based on the situations in the classroom, the demands of learning and the teacher's role. Of particular importance in this research is that the challenges knocking heads with the Didactic result on the one hand, the importance of continuing the construction of theories more clearly and dynamic, and also results in order to ease the difficulties present in traditional techniques teaching still used in schools, and difficulties in the academic field and the issues surrounding the profession, that is, the field of professional practice.

Keywords: Teaching, Graduate Professor, Educational Action and Dynamics.

_______________________________________________________________

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais é possível apontar alguns aspectos que demonstram a real situação do sistema de ensino-aprendizagem, que é precária. Veiga e Viana (2010) afirma que é necessário fazer uma reforma no sistema pedagógico, reforma essa que deve ser direcionado ao exercício profissional e, consequentemente, na organização dos projetos pedagógicos que formam os profissionais da educação.

Um dos motivos identificados é a desvalorização profissional, por conta do rebaixamento salarial das últimas décadas; a intensificação do trabalho docente como consequência do aumento das funções e da ampliação das jornadas; uma perspectiva administrativa e burocrática que exige cada vez mais dos professores;  a desqualificação da formação profissional e a falta de condições para que ocorra uma formação permanente; o ambiente e o clima de trabalho que nem sempre são ideais; e a instituição de novas formas de regulação e controle, entre outros fatores  segundo Abdalla (2009).

Isso diz respeito ao objetivo que a Didática possui, que é a preparação do aluno na habilidade de saber identificar, questionar, dar um novo sentido as concepções de educação, trabalho e até mesmo na formação humana, tendo um cuidado especial para a formação do professor. Dentro dos objetivos apresentados neste artigo, estaremos justificando os seguintes questionamentos: Qual a ligação que há no uso da Didática no sistema pedagógico e seus resultados? Como ela pode contribuir para a formação do professor de Língua Portuguesa? Que resultados pode-se obter da Didática inclusa em todas as atividades pedagógicas de Língua Portuguesa?

1. ORIGEM E INCLUSÃO DA DIDÁTICA

            O surgimento da Didática partiu de trabalhos realizados por Ratke e Comênio, onde os estudos estavam centralizados na instrução, ensino e educação como se fossem fenômenos de uma mesma essência. O sistema pedagógico passou a ser uma disciplina voltada para técnicas de forma independente.

            Algum tempo depois, Rousseau foi o outro grande didata que surgiu. Por ser, também, um grande pedagogo, ajudou a revolucionar a Didática. Não se pode considerar um sistematizador do ensino, mas sua obra dá origem, de modo marcante, a um novo conceito de infância e sua relação direita com o ensino.

Já no séc. XIX João Frederico Herbart se destaca no plano didático por defender a ideia da "educação pela instrução". Ele estabeleceu quatro passos didáticos, que são essências no processo de ensino, ainda hoje. Naturalmente que já sofreram variações e aperfeiçoamento, mas a essência é a mesma desde seu descobrimento.

O primeiro passo é a apresentação da matéria nova. O segundo passo é a associação entre as ideias antigas e as novas; o terceiro, a sistematização do conhecimento com vista à generalização; e o último a aplicação do conhecimento. A Didática finalmente passa a ser uma disciplina autônoma no séc. XX.

 A partir daí a Didática, como acontece com qualquer outra ciência social, reflete nas suas teorias as principais tendências, correntes e enfoques da época que se estuda, e como já foi colocado com a contribuição de outras ciências a fins.

Com base em vários estudos, a Didática seguiu os postulados da Escola Nova. Essa forma de ensino buscava superar os postulados da Escola Tradicional, reformando assim, internamente, a escola. Nessa perspectiva, afirmava-se a necessidade de partir dos interesses espontâneos e naturais das crianças.

Logo, ela tem seu objeto de estudo que é o ensino. Esse objeto de estudo tem um sistema de categorias gerais que estão inter-relacionadas entre si pelas leis gerais didáticas. Tem seus próprios métodos de pesquisas que permitem a produção sistemática de conhecimentos científicos que enriquecem essa estrutura sistêmica. Portanto, a Didática é uma ciência autônoma e não se constitui em ramo ou em disciplina de outra em particular.

           

2. PERSPECTIVA DIDÁTICA TEÓRICA E PRÁTICA NO ÂMBITO DISCIPLINAR

A contribuição da Didática para os desafios do ensino e formação do professor é de grande relevância para a educação. Ela está sempre presente nos discursos dos docentes e ela dá uma significação para as ações pedagógicas.

Segundo as teorias de Candau (1995), a Didática é compreendida em três etapas que são: Instrumental, fundamental, reflexiva e investigativa. A Didática no aspecto instrumental é desvinculada dos problemas relativos aos objetivos da educação, dos conteúdos específicos, assim como do contexto sociocultural concreto em que foram gerados.

As características principais da Didática, nessa etapa, privilegiam o caráter metodológico, as estratégias para o ensino que visa diferenciar o ensino dos conteúdos complexos a serem seguidos e estão desarticuladas das orientações teóricas e do contexto social em que foram produzidas.

A segunda etapa é a Didática fundamental, onde os educadores ao reconstruir as estratégias de ensino-aprendizagem são marcadas na multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem,  articulando suas dimensões técnica, humana e política; na análise da problemática educacional concreta e de seus determinantes; na contextualização da prática pedagógica; na análise das abordagens metodológicas e de seus pressupostos e  na reflexão das experiências concretas, procurando trabalhar continuamente a relação teoria-prática.

A terceira etapa é a Didática no aspecto reflexivo e investigativo que se desenvolve da década de 1990 aos dias de hoje, corresponde ao aprofundamento do estatuto epistemológico da Didática.

Segundo Oliveira e André (1997), a Didática se caracteriza por: romper com o tecnicismo pedagógico; comprometer-se com a democratização da escola pública; defender a propriedade contraditória do ensino e da escola em suas relações com a sociedade; conceber o ensino como prática social articulada a outras práticas; afirmar o caráter prático do saber didático, implicando a construção de conteúdos e processos didáticos.

A ação da Didática no ensino pedagógico é definida por um conjunto de operações de estratégias que são pautadas em decisões voltadas para a evolução da ação, levando em conta objetivo de que o estudante venha a ter sucesso em ampliar o seu conhecimento.  Essa ação pedagógica está presente na vida e formação do professor de português por constituir no domínio de jogos aplicado em sala de aula, mantendo a relação do pensamento-ação.

Quanto mais o professor de português estiver em condições de regular, acompanhar e avaliar as ações desenvolvidas por ele e por seus alunos, ele terá mais autonomia em suas escolhas e decisões para dar continuidade na avaliação e promover projetos e metodologias práticas para o ensino da língua formal.

Didática, caminha-se para discutir o desenvolvimento profissional e os processos e políticas de formação, tais como: exercício profissional, valorização do magistério, planos de carreira, jornada de trabalho, formação continuada e em serviço. Aspectos esses que tangenciam o campo da prática profissional e se voltam para a (re)construção da identidade do professor.

3. DIDÁTICA NA BUSCA DE MECANISMOS PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO

            As maneiras como é trabalhado as disciplina dentro dos conceitos da Didática, o professor visivelmente utiliza diversos métodos de aprendizagem. Nesses métodos é possível perceber que os alunos reproduzem as informações vistas anteriormente.

Outra implicação do uso da Didática é que os alunos tentam apresentar respostas segundo o que prevê as normas descritas no Parâmetros Curriculares Nacionais. E trazendo isso para a disciplina de Língua Portuguesa, os mesmos produzem novos textos ou produtos.

Segundo Mazza (1993) é possível redimensionar a tarefa do professor em pelo menos três aspectos: o primeiro é dá sentido ao nosso trabalho é, sobretudo, propor experiências que façam os estudantes pensarem em sua profissão. Essa justificativa é dita por Bourdieu (1997), pelo “habitus do sentido do jogo” de ser professor. Segundo esse autor, “ter o sentido do jogo é ter o jogo na pele; é perceber no estado prático o futuro do jogo; é ter o senso histórico do jogo”.

Nas falas, em geral, observamos como proposta básica: implicar os alunos para pensar na profissão docente e na valorização de seu trabalho. Ou seja, apresentam o “sentido do jogo”, pois assumem o “senso histórico” desse jogo e se “incorporam” a ele.

            Outros objetivos que compõem a funcionalidade do professor são estratégias traçadas dentro da realidade do aluno, desenvolvimento competente das atividades docentes, a articulação entre as diferentes áreas do conhecimento, o bom relacionamento com os alunos, a preocupação em solucionar dificuldades pedagógicas, e o envolvimento com o coletivo escolar.

            Oliveira (1997) define assim a multidimensionalidade da Didática como o caráter prático do saber didático e que deve ser referente a: “precariedade de perspectivas em termos de articulação entre concepções e ações didáticas; o limitado papel da teoria didática como instrumento que auxilie o professor em suas reflexões; o enfoque do ensino como prática social reflexiva; o redimensionamento dos aspectos processuais da prática reflexiva do professor; o entendimento de que meras transposições das práticas da disciplina de Didática para outros contextos didáticos não seriam apropriadas; e a compreensão de que é preciso redirecionar os estudos não para o exercício da pesquisa em si, mas para a construção de um saber didático denso e orgânico e que oriente o trabalho do professor”.

 

3. AÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Por muito tempo a disciplina Português esteve limitada na classificação de termos gramaticais, o que constituía o dialeto de prestígio. Em intervenção dessa ideologia a Didática do ensino da língua estava voltada na diversificação e criação de novas metodologias que visa o aprendizagem duradouro dessas à memorização e à classificação de nomenclaturas.

A língua hoje é percebida língua é percebida como atividade social em constante uso comunicativo. Assim, a função do ensino da gramática não se limita à estrutura da língua, mas também abrange o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno e induzi-lo à produzir respostas corretas. Isto é, sua função consiste em aumentar a capacidade do aluno usar a língua nas mais diversas situações.

Neste cenário têm se propostas para o ensino da gramática tendo como base o texto e o discurso, ou seja, o ensino contextualizado da gramática, no qual estudo da língua não se restringe à frase. A palavra passa a ser concebida numa perspectiva polissêmica que pode adquirir outros significados além do literal, de acordo com o contexto em que é empregada. Assim, a estrutura gramatical passa a ser estudada com base nos pressupostos da Semântica e da Pragmática, o que vai além imanência do sistema linguístico, segundo os (PCNs e OCNs).

CONCLUSÃO

            Com base nos desafios e perspectivas que a Didática promove no ensino de Língua Portuguesa, esta disciplina promover a análise e a construção de saberes específicos para o exercício da docência, problematizando a realidade do ensino, de modo a compreender a ação didática do professor diante da situação de aula, das demandas da aprendizagem e da sua tarefa no campo da formação profissional.

Acrescentando também, o interesse no aperfeiçoamento da prática docente ou da ação didática, em todos os seus direcionamentos, possibilitando estabelecer uma relação de sentido para o domínio prático de um conjunto de esquemas estruturados e estruturantes, valorizar as estratégias do ensino da profissão de professor.

Explicitar conceitos, representações e práticas dos professores, vivenciar formas de tratamento das diferentes informações, tomar consciência de problemas, avaliando consequências e impactos, reconstrução de saberes por meio da organização, articulação e análise dos projetos e processos de condução e regulação das ações vivenciadas.         

É essencial enfatizar o que é preciso: professores desenvolvam estratégias para integrar diferentes conhecimentos, colocando em discussão concepções relativas à identidade profissional diante da complexidade da profissionalização, para se efetivar uma formação engajada e inovadora.

Tais entendimentos podem trazer para a realidade e para a classe estudantil as ações didáticas que estão sendo desenvolvidas no enfrentamento dos dilemas da profissão, fortalecendo assim a tarefa do professor.

Portanto, pode-se concluir que a prática docente, muitas vezes, apresenta uma qualidade muito aquém da necessária para o desenvolvimento das competências imprescindíveis aos alunos. Em vista disso, há a necessidade de mudanças na formação docente, visando uma melhor preparação de profissionais para o exercício da profissão, afim de que estes sejam capazes não só de formar indivíduos pensantes e competentes, mas também, de contribuir para a melhoria do ensino.

 

REFERENCIAS

 

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Mudanças didáticas e pedagógicas no ensino da Língua Portuguesa: apropriações de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

ABDALLA, M. F. B. O sentido do trabalho docente e a profissionalização: representações sociais dos professores formadores. In: SOUSA, C. P.; PARDAL, L. A.;

Http://revistaescola.abril.com.br/formacao/pai-didatica-moderna-423273.shtml

ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Alternativas no ensino de Didática. Campinas: Papirus, 1997.

VEIGA, I. P. A.; VIANA, C. M. Q. Q. Formação de professores: um campo de possibilidades inovadoras. In: VEIGA, I. P. A.;

SILVA, E. F. (Org.). A escola mudou, que mude a formação de professores! Campinas: Papirus, 2010. p. 13-34.

CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1984.

Http://www.consciencia.org/historia-da-didatica

MAZZA, D. La tarea académica vista como un objeto de analisis essencialmente complejo: un estudio sobre las diferencias entre el trabajo individual y el grupal. In: ASCH, M. S. Hacia una didáctica de lo grupal. Buenos Aires: Miño y Dávila SRL, 1993. p. 305-331.

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria de ação. Campinas: Papirus, 1997

CANDAU, V. M. (Org.). Rumo a uma nova didática. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Alternativas no ensino de Didática. Campinas: Papirus, 1997.

OLIVEIRA, M. R. N. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. A prática do ensino de didática no Brasil: introduzindo a temática. In: ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Alternativas no ensino de didática. Campinas: Papirus, 1997. p. 7-18.