1 – Introdução

Em meio aos comentários comuns feitos sobre o uso das TIC no ensino, estão os de é pouco atrativa e difícil de utilizar, o que leva os professores a uma prática enfadonha. Diante disso, alguns recursos estão sendo inseridos nas grades curriculares   para que possa  mudar a forma de se ver o uso da Informática na Educação. Para  que os professores possam  ver a Internet de uma forma  mais atrativa além de contribuir para a melhoria no  ensino aprendizagem de nossos alunos.

Considerando  o fato de que o ensino nas escolas deve priorizar  a qualidade das aulas, propondo  ao aluno  aprendizagem como metas a ser atingidas através de meios que o  levem ao interesse pela à absorção de conhecimento. Com processo de   mudanças na educação que vem com extrema rapidez no mundo, as escolas não poderiam ficar à margem do processo de implantação de novas tecnologias, entre elas, o computador para acesso à Internet.

Neste processo de ensino aprendizagem  uso das TIC  na educação tem como objetivo estudar Educação por Internet, e conhecer as formas de transmitir os conhecimentos para nossos alunos. Para isso é necessário conceituar o que e Internet, suas tecnologias utilizadas na Educação, fazer um breve histórico dos recursos para acessar, viabilizar seus recursos oferecidos e principalmente interagir os cuidados que devemos ter na utilização da Internet pelos estudantes.

A internet é uma ferramenta importantíssima para a obtenção do conhecimento. Possui uma grande quantidade de informações que podem ser utilizadas a qualquer momento e de qualquer parte do mundo através do uso da internet. Com seu surgimento na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos, com o nome de Arphanet final da década de 60. Hoje é a maior rede de informações do mundo, usada por agências governamentais, universidades, empresas e por qualquer pessoa que se interesse em ter acesso ao conhecimento divulgado.

Mas para acessar à Internet é necessário alguns equipamentos: Um Micro computador, cuja a configuração mínima recomendada é de um 486DX4 com 8 MB de Memória Ram, equipada com um Fax/Modem de pelo menos de 14400 Bounds.Modem - Abreveatura de Modular de modulador - Equipamento de comunicação que permite o computador transmitir informações por linha telefônica.

Como o computador é digital, opera com sinais elétricos discretos que apresentam os valores binários de 0 e 1. E as linha telefônicas são analógicas, transmitem sinais que pedem varias informações dentro de uma faixa contínua de valores, os modem são necessários para converter essas informações digitais em analógicas e vice-versa.

Ao iniciar um estudo que descreve a internet, os recursos nela disponíveis para o acesso são: Hardware, software, linha telefônica, conta num provedor de internet, podemos contar com alguns recursos oferecidos por ela.

Dentre os vários serviços, por ela oferecidos, focalizaremos os da Web (WWW) por ser o local onde os sites estão disponíveis para os navegadores.Os sites disponibilizados na internet podem ser acessados por qualquer usuário de computador que possua acesso a um provedor e um browser de navegação.Seu acesso é independente do tipo de hardware e software utilizado, ou seja, pessoas com diferentes configurações de computadores e diferentes softwares de navegação (o explorer por exemplo) poderá acessar o mesmo conteúdo.

A internet veio para auxiliar a nova forma de ensino-aprendizagem, quanto a isso não resta dúvida, o que temos que é educar os nossos alunos para fazer bom uso desta ferramenta.

Infelizmente, a internet é utilizada para as maiores futilidades do que para conhecimento, que seria a razão principal para a utilização da rede mundial de computadores. Com a facilidade de acesso aos conteúdos e inexistência de controle sobre a informação disponível, acesso a informação controversa: material de caráter erótico/pornográfico e grupos de discussão com temas fúteis.

A Internet é considerada hoje, uma importante meio de comunicação tão poderosa quanto a televisão e o rádio em épocas anteriores. Possui uma grande quantidade de informações que podem ser utilizadas a qualquer momento e de qualquer parte do mundo.

No meio educacional a internet e de suma importância, pois permite acesso rápido e barato dos mais variados tipos de assuntos inclusive divulgação de pesquisas científicas.As tecnologias educacionais ainda é uma ferramenta recente, mas esta se aprimorando a cada dia, e acreditamos que cada vez mais estará sendo utilizada pelos educadores e educandos uma vez que traz muitos benefícios.

 Com a Internet temos uma forma de comunicação rápida, que permite o transporte de grandes quantidades de informação que adquiri através de suas de ferramentas (chat’s, fóruns, correio eletrônico, videoconferência, web conferencias, blogs entre outros) os usuários tem descoberto uma nova forma de aprendizagem.

No meio educacional a internet e de suma importância, pois permite acesso rápido e barato dos mais variados tipos de assuntos inclusive divulgação de pesquisas científicas.

As tecnologias educacionais ainda é uma ferramenta recente, mas esta se aprimorando a cada dia, e acreditamos que cada vez mais estará sendo utilizada pelos educadores e educandos uma vez que traz muitos benefícios.

 

Considerações finais

Os avanços tecnológicos aqui apresentados correspondem a algumas das inúmeras possibilidades de trabalhar as disciplina aliadas com a Internet com os nossos alunos, buscando a interdisciplinaridades.

Sendo assim  os professores utilizam sua nova prática de ensino aliado as novas tecnologias  tendo o aluno como aliado nesta nova etapa de aprendizagem no contexto atual.

           

Referencias bibliográficas

 Arquivos de estudos já realizados no decorrer da pós.

www.microsoft.com/brasil/windows/products/winfamily/ie/features.mspx

www.meuartigo.brasilescola.com/educacao/tecnologias-utilizadas-na-atualidade-educacao.htm

www.procap.ufba.br/folder_INTERNET.htm