Artigo: O mensalão e a verdadeira face do PT

Roberto Ramalho é jornalista e advogado

Ao fim de sua sustentação oral na sexta-feira no Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu a prisão dos acusados de envolvimento no escândalo do mensalão tão logo a Suprema Corte chegue a um veredito. Da mesma forma ele também pediu a cassação de mandatos parlamentares de três réus que são deputados federais – e a devolução do dinheiro que sustenta ter sido desviado pelo esquema.

Roberto Gurgel afirmou durante sua sustentação oral que nunca viu tamanha pressão sobre o Ministério Público, mas que não arredaria pé de suas convicções.

“Em 30 anos de carreira no Ministério Público Federal, completados no dia 12 de julho último, jamais enfrentei, e acredito que nenhum procurador-geral anterior, nada sequer comparável à onda de ataques grosseiros e mentirosos de caudalosas diatribes e verrinas, arreganhos de toda espécie, por variados meios, por notórios magarefes da honra que não possuem”.

O procurador-geral centrou o foco de suas acusações em José Dirceu, para ele o mentor e chefe do mensalão. Afirmou Roberto Gurgel: “Foi José Dirceu quem idealizou o sistema ilícito de formação da base parlamentar de apoio ao governo mediante o pagamento de vantagens indevidas aos seus integrantes e comandou a ação dos demais acusados para a consecução desse objetivo”.

O nome do ex-ministro não aparece nos documentos periciados pela Polícia Federal ao longo da investigação. Mas, de acordo com o procurador-geral da República, se faltam provas documentais, sobram provas testemunhais. Segundo Roberto Gurgel, os depoimentos dos ex-deputados Roberto Jefferson (PTB-RJ), da ex-presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, e do lobista Marcos Valério, entre outros, deixam claro que José Dirceu não só sabia dos repasses, como comandava todas as ações da organização.

Disse, de maneira contundente Roberto Gurgel na sua sustentação oral perante a Corte Suprema do país: “A prova em relação a José Dirceu é contundente. Jamais se pode exigir da prova em relação ao chefe da quadrilha o mesmo tipo de prova das pessoas em estágios inferiores que deixam rastros. A atuação de quem está no nível superior da quadrilha é feita reservadamente, em conversas em ambientes fechados, o que se tinham eram conversas travadas inclusive no palácio da Presidência da República”, em entrevista à imprensa, ao final da sessão.

Como prova da atuação da quadrilha, Roberto Gurgel citou pagamentos a parlamentares em datas que coincidiam com votações importantes no Congresso Nacional, como no caso das reformas tributária e da Previdência.

Afirmou Roberto Gurgel: “O que interessa, e isso está provado nos autos, é que houve um acordo político associado a um acordo financeiro. Parlamentares dos partidos integrariam a base parlamentar do governo e receberiam em troca um determinado valor, que foi pago”, disse.

E ao sair do hospital depois de receber alta, e muito magro e abatido, o ex-deputado federal Roberto Jefferson afirmou que acredita na condenação dos réus no processo que o PT quer impedir que se denomine de mensalão e o chame pela alcunha de Ação Penal 470.

A fase de defesa no julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal começou nessa segunda-feira (06.07.12) com a sustentação oral dos advogados dos principais réus, os petistas José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, e também de Marcos Valério e seu sócio Ramon Hollerbach.

Todos estão negando com veemência que seus clientes tenham se unido para negociar a compra de votos de parlamentares em favor de projetos de interesse do governo Lula.

Quem diria justamente o Partido dos Trabalhadores que tanto lutou por liberdade e atacou e acusou o Regime Militar de ter praticado torturas e arbitrariedades. Vocês, petistas, sempre foram Nazi-fascistas e Stalinistas, adorando ora Benito Mussolini, ora o ditador Josef Stalin.

Lamento muito pelos amigos que pertencem a esse Partido Político. E como lamento.

Admito que Lula fez um grande governo, ajudando milhões de pessoas nesse país a sair da pobreza e melhorar os índices de educação e de saúde, além de desenvolver a economia do país, mas grande parte de seus “companheiros” são Nazi-fascistas, Stalinistas, corruptos e desviam verbas públicas. Dinheiro do povo brasileiro que acorda cedo, principalmente nas grandes capitais do país para apanhar o metrô e depois ônibus, até chegar ao local de trabalho.

Em frente, que atrás vêm gente. E viva o Brasil!