Artigo: Navegador Firefox já é considerado melhor que o Internet Explorer na Europa

Roberto Ramalho, Jornalista

O browser Firefox, quem diria, superou o famosíssimo Internet Explorer na liderança do mercado europeu de programas de navegação pela internet. É a primeira vez que o aplicativo da Microsoft perde o topo do setor em um grande mercado.

Em dezembro passado, o browser de código aberto ficou com 38% do mercado europeu, enquanto a fatia do Internet Explorer recuou a 37,5%, segundo pesquisa da consultoria StatCounter.

O Chrome, do Google, viu sua participação crescer de maneira intensa de 5,1% para 14,6% na comparação anual.

Desde o início de março de 2010, a Microsoft passou a oferecer aos usuários europeus a opção de escolha entre 12 browsers em mais de 100 milhões de PCs, novos e velhos, que operam com os sistemas operacionais Windows XP e Windows sete. Globalmente, a participação do Explorer caiu para 46,9% em dezembro, enquanto o Firefox ficou com 30,8% e o Google Chrome, com 14,9%.

O Browser Mozilla Firefox é um navegador livre e de multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation que em bom português é traduzido como Fundação Mozilla tendo a ajuda de centenas de colaboradores.
A intenção da fundação tem por principal objetivo desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível. Baseado no componente de navegação da Mozilla Suíte, continuada pela comunidade como Seamonkey, o Browser Firefox tornou-se o objetivo principal da Mozilla Foundation.

Antes do lançamento da primeira versão o 1.0, em nove de novembro de 2004, o Firefox já havia sido aclamado por diversas publicações, como a revista Forbes e o jornal diário Wall Street Journal.

Com mais de 25 milhões de transferências nos primeiros 99 dias após o lançamento, considerado um recorde, o Firefox se tornou uma das aplicações em código-livre mais usadas por usuários domésticos em todo o mundo globalizado.

A marca de 50 milhões de transferências foi atingida em 29 de abril de 2005, aproximadamente seis meses após o lançamento da versão 1.0 em novembro de 2004. Em 26 de julho de 2005, o Firefox alcançou exatos 75 milhões de transferências, para em seguida em 19 de outubro de 2005 alcançar os 100 milhões de transferências, antes de completar o primeiro ano da versão 1.0.

O Firefox destaca-se como uma grande alternativa ao Browser Microsoft Internet Explorer reativando a denominada Guerra dos Navegadores. Em 2009 a versão atual 3.5 do navegador já era a mais utilizada em todo o mundo, segundo a classificação do StatCounter, em comparação com a utilização do Internet Explorer sete.

Cerca de 22,82% de todos os usuários da internet do Mundo já utilizam o Mozilla Firefox como o navegador preferido.