Faculdade Nossa Cidade 

Administração 

Monica Vazzi Carvalho 

Professor orientador Lawton Benatti  

Gestão da informação

As empresas hoje em dia buscam estar sempre à frente de seus concorrentes, para isso usa as informações e suas tecnologias, porque ela é o insumo para inclusão na sociedade do conhecimento que muda com velocidade.

Informação é um conjunto de dados a qual auxilia no processo de decisão para um tomador, então a partir das informações que possui pode posicionar-se diante de um problema ou qualquer situação.

Uma informação para ser boa, deve conter algumas características, deve ser precisa, para não conter erros, deve ser completa com todos os dados importantes, flexível para atender as diversas funcionalidades, confiável e simples.

Segundo (Oliveira 2009, p23) além do propósito da informação, deve-se considerar o seu valor, o qual esta associada ao seu uso final. É vital o seu uso para estruturação da empresa.

A informação apoia em tomada de decisão para a coordenação e ao controle organizacional, sendo assim ajuda a identificar às forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças tanto de si mesmo como a de seus concorrentes, mas nota-se que muitas empresas não possuem um sistema estruturado de informações gerenciais que ajuda a aperfeiçoar o seu processo decisório, as que estão nesse estagio evoluído com certeza possui uma vantagem competitiva.

Compartilhar as informações dentro da corporação também tem sua importância, pois ajuda na coordenação de trabalhos e cooperação em projetos e tarefas comuns, já que existem alterações entre tempo e espaço e essa comunicação tem que ser em tempo real para manter-se competitivo no mundo globalizado.

O sistema de informação dentro das empresas é dividido em três níveis a estratégica, a tática e a operacional (SIG – Sistema de Informações Gerenciais), fica disponível de acordo com o foco da análise e departamentos.

O SIG é um método para melhorar e organizar as informações tanto internas como externas, é um sistema integrado voltado somente à coleta de dados, gerando um conjunto de pessoas, tecnologia, facilidades, procedimentos e controle para tomada de decisão inteligente, mas o sucesso esta ligado a escolha adequada, por isso deve ser usado como instrumento de auxilio na administração da empresa pelos executivos.

Sabe-se que uma boa informação no lugar certo e com a pessoa certa tem um valor fundamental para estar sempre a frente dos concorrentes, sendo assim é necessário investir também na segurança da informação, pois cabe ao nível estratégico o mais importante item, a analise da concorrência. 

Bibliografia

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de Informações Gerenciais: estratégias, táticas, operacionais. 13 ed. São Paulo: Atlas, 2009.