Artigo: A morte de Osama Bin Laden

Roberto Ramalho é jornalista, pesquisador e estudioso em matéria de assuntos internacionais

Osama Bin Laden, líder da maior organização terrorista do mundo, a Al-Qaeda, foi morto na noite de domingo (madrugada da segunda-feira no Brasil) depois que a CIA (Central de Inteligência Americana) recebeu uma informação confidencial de que o Osama Bin Laden estava morando em uma mansão nos arredores da cidade de Islamabad.

Ele morreu em uma troca de tiros contra forças do Exército americano na cidade de Abbottabad, perto de Islamabad, capital do Paquistão com um tiro na cabeça. A Mídia especula que ele tenha sido morto por um de seus seguranças para não ser capturado vivo.

O governo do Paquistão não foi avisado da operação militar por receio de que oficiais paquistaneses pudessem avisar Osama Bin Laden do plano para capturá-lo ou matá-lo.

"A morte de Bin Laden assinala a conquista mais significativa até a data do esforço de nossa nação para derrotar a Al-Qaeda", declarou Obama em seu discurso. O terrorista foi morto com um tiro na cabeça e enterrado no mar.

A notícia foi confirmada pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que, em pronunciamento televisionado na Casa Branca para todo o país, se dirigindo às famílias que perderam seus entes queridos, afirmou que "a justiça havia sido feita".

A morte de Bin Laden, mentor intelectual dos ataques de 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas, em Nova York, havia sido antecipada pelo jornal The New York Times e pela emissora CNN, e centenas de pessoas se concentraram na frente da Casa Branca, em Washington, para comemorar entusiasticamente. Com gritos de alegria e cânticos patrióticos, os cidadãos esperaram diante da residência a confirmação oficial da morte de Bin Laden.

Obama afirmou que, logo após tomar posse, ordenou que a CIA tornasse prioridade a captura ou o abate de Bin Laden. "Na semana passada, eu determinei que tínhamos inteligência suficiente para agir, e autorizei uma operação para obter Osama Bin Laden e trazê-lo à justiça", disse o presidente americano, que assumiu a direção da operação desta madrugada e acrescentou que nenhum soldado americano havia sido abatido no confronto.

Repercussão de líderes mundiais

Primeiro-Ministro do Reino Unido David Cameron: "Morte de Bin Laden é "grande passo" contra terrorismo";

"É um grande resultado na luta contra o mal", diz o Primeiro-Ministro da Itália Silvio Berlusconi;

Declaração do Presidente da França Nicolau Sarkozy: "Morte de Bin Laden não representa o fim da Al-Qaeda";

Presidente afegão Karzai diz que Bin Laden pagou por seus atos;

Premier paquistanês considera morte de Bin Laden um "grande triunfo";

Primeira-Ministra alemã Ângela Merkel se diz aliviada com morte de Bin Laden;

Luta contra o terrorismo continua sendo urgente, afirma ex-Primeiro-Ministro do Reino Unido Tony Blair;

Primeiro-Ministro da Espanha Luiz Zapatero felicita Obama por morte de Osama Bin Laden;

Presidente turco está "muito satisfeito" com morte de Bin Laden;

Morte de Bin Laden é fato positivo para paz, diz porta-voz da ANP;

Analistas árabes qualificam morte de Osama como golpe contra Al-Qaeda;

União Européia afirma que morte de Bin Laden é uma grande conquista contra o terrorismo;

Vaticano afirma que Bin Laden teve grave responsabilidade na propagação do ódio;

Paquistão diz que demonstrou seu compromisso contra o terrorismo.

"A justiça foi feita. Foi um trabalho muito duro, muitas famílias tiveram que pagar um preço alto, mas esta noite elas viram o resultado"

Trecho do discurso proferido pelo presidente americano Barack Obama na Casa Branca, logo após a confirmação da morte de Osama Bin Laden.
Concluindo, sabe-se que a morte de Osama Bin Laden se constitui num grande golpe para a organização terrorista Al Qaeda, mas ainda não foi o golpe de misericórdia.

O número 2 da organização Amam Al-Zawahiri com certeza deverá iniciar uma onda de atentados em todo o mundo para vingar a morte de seu chefe e amigo, Bin Laden, mas não exatamente nesse momento.
Com certeza eles não praticarão nenhum atentado às cegas, e sim com planejamento, como o fez com o atentado as torres gêmeas do World Trader Center em Nova York nos EUA.

Os EUA estão comemorando como se a organização terrorista Al Qaeda tivesse sido ceifada definitivamente, o que é bastante perigoso.
Daqui prá frente às atenções deverão ser redobradas visando proteger os cidadãos americanos ao redor do mundo e do país e seus aliados, inclusive os lugares onde poderá haver atentados.

Os ataques terroristas serão inevitáveis, mas irão demorar um pouco para acontecer em face, repito, deles ainda planejarem quais serão os alvos. Além disso, segundo analistas internacionais, cada célula do grupo Al Qaeda é independente do outro e não mais presisavam das ordens de Bin Laden, embora ele fosse o líder máximo da organização e que a partir de agora será chefiada pelo médico e ex-número 2, o egípcio Ayman Al-Zawahiri, tido como o braço-direito dele.

E Os Estados Unidos finalmente vão divulgar pelo menos uma foto de Bin Laden morto para comprovar sua autenticidade e calar todos aqueles que não acreditam na sua morte, principalmente à imprensa árabe e muçulmana.