O professor de articulação tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem. O rendimento do aluno é a meta que este profissional busca a todo o momento. Para tanto, devemos utilizar métodos diversificados que às vezes em sala de aula não conseguimos desenvolver pelo grande número de alunos presentes em uma sala tradicional, e ou pela quantidade de conteúdos a serem trabalhados no ano letivo, aos quais temos que dar continuidade e avançar, ainda que alguns fiquem para trás, sobretudo para não prejudicar a maioria.

O fato de uma turma de apoio ser reduzida em quantidade de alunos, o trabalho torna-se individualizado favorecendo bastante na concentração, e conseqüente aquisição e aperfeiçoamento de conhecimentos prévios destes educandos. A utilização e prática constante da leitura aproximam o aluno cada vez mais da literatura, amplia, desenvolve e enriquece a escrita e possibilita o acesso a uma rede de informações.

No entanto, o fator preponderante para melhorias visíveis na aprendizagem diz respeito à forma como o educando é tratado. Fazê-lo sentir-se amado, importante, demonstrar que o seu progresso é a razão de toda a inspiração e dedicação do professor, faz com que o aluno repense a importância do ensino e valorize as práticas aplicadas pelo educador em sala de aula.