ARTESANATO EM MATO GROSSO

                                  

 

         O artesanato é uma indústria básica popular que figura ao lado do folclore de uma região. Cada lugar tem seu folclore típico, bem como as indústrias artesanais. Assim temos o folclore cearense, o artesanato mineiro, etc.

         Atualmente Mato Grosso vem crescendo nas indústrias artesanais. Cada cidade do Estado apresenta uma variedade de objetos, ora destacando-se num tipo, ora destacando-se em outro. Algumas matérias primas são aproveitadas em todas as cidades. Por exemplo: a argila. Outros são exclusividades de cada cidade e do povo.

         O início artesanal vem de casa. Toda pessoa aprendeu pelo menos fabricar um objeto quando criança. Isto passa de geração a geração. Uma segunda fonte de aprendizagem é na escola. Quase todas as escolas estaduais ensinam artesanato. Em algumas, o artesanato é dado em aulas de Educação Artística, noutras como técnicas manuais e outros dão ainda como atividades extra-classe.

         Outra fonte de aprendizagem desta importante técnica é através de terceiros. Um sabe uma coisa e ensina a outro e em troca aprende outras coisas.

         O artesanato é levado de uma cidade a outra por pessoas ou através de livros, panfletos,folhetins, revistas, etc.

         Já no Estado de Mato Grosso está sendo ensinado de outras maneiras. Aliás já tem até um alguns estabelecimentos especializados para isto. Grande parte destas obras está na casa do artesão que funciona no Colégio Senador Azeredo. Ali todos colaboram e todos fabricam a sua arte. Além de aprender uma variedade em artes, ainda ganham um dinheiro extra vendendo-as ao público.

         O interesse das principais autoridades é levar o artesanato a todas as cidades Mato-Grossenses, como também mostrar ao turista o que temos de belo e importante neste setor, aliás não é só neste setor, pois seu interesse ainda abrange outro campo: o folclore. Temos incentivado muito a criação destes grupos folclóricos que possam representar Mato Grosso em outros Estados. E nós estamos saindo muito bem nestes setores, pois nosso Estado teve uma boa aceitação no ramo do folclore e do artesanato.

         Atualmente temos tido ajuda do governo do Estado, a prefeitura de Cuiabá e diversos órgãos públicos e particulares. Temos muita gente vivendo exclusivamente de artesanato. É o caso dos moradores do São Gonçalo Beira Rio que praticamente vivem do artesanato em cerâmica. Temos também a oportunidade de mostrar nossos trabalhos nas feiras especializadas da cidade, no Sesc Arsenal e na grande feira que acontece todas as quintas feiras na praça Alencastro.

         Precisamos incentivar nosso povo a executar ainda mais os trabalhos em Artesanato. Isto mostra a cultura do nosso povo e de nossa região.