Arte, de um modo geral, caracteriza-se por uma qualidade de ser um campo rico de experimentações, aberto às novas composições e elaborações, por isso propõe olhares diferenciados sobre a realidade.
É sempre importante ressaltar que a Arte por estas qualidades torna-se muito um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante à formação de artistas.
Quando utilizado através dos projetos nas escolas, esse recurso pode levar à oportunidade de se conseguir um trabalho criador, em que o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual.
Tal afirmação está baseada numa reflexão sobre as atividades pedagógicas escolares, e temos que registrar um item de nossa reflexão sobre este assunto de que, conforme o Art. 3º da Nova LDB, Lei no. 9394 de 20 de Dezembro de 1996, encontramos a afirmação "O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: ... II - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber..."
Apesar de o exposto ser previsto em lei que norteia a ação educativa escolar, existe a necessidade de conscientização não só dos educadores, como também de toda a Sociedade. Desse modo, consideramos fundamental opinar sobre a importância da Arte em nossas Escolas.
Foi exatamente utilizando-me desses resultados de reflexões conseguidas sobre o tema que surgiu uma preocupação da verdadeira importância da produção artística ao desenvolvimento cognitivo criativo da criança, e a conclusão chegadas pode ser de grande importância no desenvolvimento humano, inclusive e principalmente na fase infantil escolar.