Fortaleza é conhecida mundialmente graças às suas belas praias e povo festivo. Mas, além das paisagens naturais deslumbrantes e festas que atraem turistas o ano todo, a cidade também reúne importantes museus que evidenciam desde a cultura cearense até as obras de artistas internacionais.

Museu de Arte Contemporânea 
Também chamado de MAC, o museu possui 13 salas, onde são realizadas exposições, visitas, cursos e debates sobre a arte contemporânea brasileira e estrangeira. O espaço é localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, considerado uma das atrações responsáveis pela demanda de turistas procura de hoteis em Fortaleza.

Museu do Automóvel do Ceará 
Inaugurado em 1981, o museu reúne uma coleção com mais de 50 veículos, entre raridades das marcas Cadillac, Fiat, Ford e Chevrolet. Os automóveis, nacionais, americanos e europeus datam da década de 1910 a 1970, sendo que o Ford T, de 1917, é o mais antigo do acervo.

Museu de Arte e Cultura Popular 
Localizado no Centro de Turismo de Fortaleza, desde 1973, o museu conta com três alas, sendo arte religiosa, arte utilitária e arte recreativa. Lá, encontram-se peças de artistas e artesãos que dão mostras da arte popular cearense.

Museu do Ceará 
O primeiro museu do estado exibe pertences de personagens históricos, como o padre Cícero e o cangaceiro Lampião. O acervo também conta com uma coleção de cordéis, pinturas, moedas, armas, documentos da abolição da escravatura local e outros milhares de itens indígenas e religiosos.

Além dos museus, Fortaleza possui diversos outros pontos turísticos, históricos e de entretenimento, que mantêm a estadia de qualquer turista sempre movimentada.

 

Ladislada de Lara é guia de turismo, amante de livros, fotografia, viagens e cultura. Gosta de compartilhar suas experiências com o maior número de detalhes possíveis.