PALAVRAS CHAVE: CONCEITO DE ARQUEOLOGIA BIBLICA, EVIDENCIAS CONCRETAS DAS ESCRITURAS,   ARQUEOLOGIA BÍBLICA .    

 ARQUEOLOGIA BÍBLICA

  

CONCEITO DE ARQUEOLOGIA BÍBLICA

           Arqueologia Bíblica é uma ciência social que faz parte da arqueologia especializada em estudos dos resto materiais relacionados direta ou indiretamente com relatos bíblicos e com a história das religiões judaico-cristãs.A região mais investigada pela arqueologia bíblica , na perspectiva ocidental é a denominada Terra Santa, no Oriente Médio.

        Os principais elementos desta ciência arqueológica são, em sua maioria, referências teológicas e religiosas, sendo considerada uma ciência em toda a sua dimensão metodológica. Assim como se dá com os registros históricos de outras civilizações, os manuscritos descobertos devem ser comparados com outras sociedades contemporâneas da Europa, Mesopotâmia e África.

          As técnicas científicas empregadas são as mesmas da arqueologia em geral, com escavações e datação radiométrica, entre outras. Em contraste, a arqueologia do antigo Médio Oriente é mais ampla e generalizada, tratando simplesmente do Antigo Oriente sem tentar estabelecer uma relação específica entre as descobertas e a Bíblia.

 EVIDENCIAS CONCRETAS DAS ESCRITURAS  

              Por 2000 anos a.C. os livros bíblicos e obras escritas Greco romanas foram a única informação do antigo mundo oriental devido isso,  apesar da bíblia ser considerada o livro dos livros difundida em  todo o mundo a ciência  negava a veracidade dos fatos descritos por não haver experiência e nada de concreto para a comprovação dos fatos.

                Assim nos últimos 100 anos a arqueologia bíblica vem fazendo pesquisas e investigações  arqueológicas e tem feito grandes descobertas, como cidades, objetos, construções e escritos a maioria dos resultados confirmam o  que diz  as escrituras da bíblia, tanto na descrição das paisagens, como nas relações econômicas,políticas e espirituais dos povos citados na bíblia.

                  Apesar do material arqueológico não ser completo e ser apenas fragmentos do patrimônio cultural do mundo antigo, a arqueologia bíblica tem evidenciado a autenticidade dos fatos históricos dos livros bíblicos e tem conseguido com suas descobertas evidenciar a veracidade dos livros bíblicos a exemplo  encontraram  inscrições no médio Eufrates que contém nomes bíblicos que situam num determinado período histórico, no Ugarit descobriram provas do culto cananeu a baal, e muitas outras  descobertas importantes de  personagens, monumentos, cidades , traços, armas, trajes, as construções do Rei Herodes a plataforma citada por João,cavernas próxima ao mar morto com os rolos de livros do profeta Isaias, provas da  conquista  de Samaria  entre outras evidenciam a rigor da ciência o que diz as escrituras sagradas.

ARQUEOLOGIA BÍBLICA      

       A arqueologia é importante para melhor compreender a Bíblia teve inicio na compreensão do Velho testamento em 1843 pelo Frances Paul Emile Botta a partir daí, muitos estudiosos de vários países, institutos escolas especializadas veêm se debruçando  com escavações  na pesquisa, e o resultado tem sido positivo,  ela revela  como era a vida dos povos do antigo oriente, faz comparação com os relatos da bíblia  confirma o que diz as  passagens do novo e velho testamento,  completa partes isoladas  da bíblia,  confirmar as  paisagens descritas nos  textos bíblicos  e a localização, nomes e monumentos de  personagens, essas  descobertas, confirmam as experiências e o destino do povo de Israel, com provas, cenários vivos e variados em painéis coloridos do cotidiano o que permite saber as lutas políticas, culturais, econômicas do estado e Império. O povo do antigo oriente é agora história real como os judeus, e passa  a ser melhor compreendida a narrativa bíblica a partir do encaixe cronológico, histórico e geográfico . 

       E a bíblia o livro mais influente e difundido do mundo traduzido em mil cento e vinte línguas e dialetos só tende a triunfar mais com a comprovação arqueológica de é que é um livro sagrado para a crença e ao mesmo tempo é histórico.  

    Descobertas  relevantes como os informes históricos de fontes Assírias,vieram a facilitam controlar e corrigir a cronologia bíblica, a exemplo o nome de Israel nos textos assírios surgem no Séc IX a.C. (853), e muitas são as fontes assírias tais como: monumentos, imagens documentos que trazem várias descobertas a época de Ezequias,  de Manasses as últimas guerras de Judá e a destruição de Jerusalém   completando as escrituras sagradas.

      Os pesquisadores encontraram um texto da Babilonia que faz um descrição do dilúvio, onde o próprio personagem narra o dilúvio de modo notavelmente semelhante ao relato bíblico porém não há a razão ética da destruição do mundo como relata a bíblia,  encontraram código Hamurabi (Lei Babilonica ), muito diferente das leis biblicas , apesar das diferenças constata-se que a biblia não é a única fonte nem versão do dilúvio, e isso desencadeia questionamento, porem  pode-se confiantemente crer que respostas a tais problemas virão, afinal as expedições arqueológicas investigativas continuam em sua busca de desvendar a vida existencial do antigo povo do oriente e para tanto as expedições não medem esforços tanto que descobriram os destroços da inundação ocorrida em 2700 a.C em Ur no baixo Eufrates, o que produziu para a ciência um resultado espantoso o dilúvio é real.        

          Na pesquisa das fontes egipicias, povo de cultura mal vista e combatida pelos profetas  em Israel, não se encontra nada sobre a narrativa da permanência e do êxodo dos judeus no entanto há nomes e expressões egipícias como Moisés, encontra ainda  papiros, textos egipicios escritos há 1000 anos a.C. que são paralelos aos provérbios de Salomão e se repete no capítulo 22 e 23 dos provérbios da bíblia que hoje estão em estudos para encontrar a resposta quem copiou de quem, há ainda um beste seller sobre Canaã escrita pelo Egipicio Sinuhe que a menciona como a bíblia a descreve.

           A arqueologia conseguiu cumprir o papel de fazer com que a bíblia deixasse de ser a única fonte de informação sobre  Ásia Menor, pois ela tem material para comprovar como: as ruínas de uma metrópole de 4000 anos citada na bíblia, a cidade de Cali e Ninive capital da Assiria.

          Além de todas essas descobertas há ainda o Manuscrito do Mar Morto que  oferece abundante material crítico para pesquisa no Antigo Testamento e Novo testamento é um referencial,  demonstra por exemplo, que o Evangelho de João foi escrito dentro de um contexto essencialmente judaico, e não grego, como era freqüentemente postulado no tempo é uma história de acontecimentos reais. Eles  confirmam a exatidão do texto do Antigo Testamento. A Septuaginta, comprovaram os Manuscritos do Mar Morto, é bem mais exata do que comumente se pensa. Por fim, os rolos de Qumran nos ofereceram novo material para auxiliar na determinação do sentido de certas palavras hebraicas.

        Esses manuscritos do mar morto encontrados são numa totalidade de 15000 fragmentos, a posse deles está divida entre estado de Israel, Jordania, Museu Arqueológico da Palestina em Jerusalém Oriental e outros com a Escola Biblica ou Biblioteca Nacional de Paris, determinar o local onde se encontram as comprovações das expedições de pesquisa da.

3 CONCLUSÃO       

     Espera-se com esse trabalho, ter atingido o objetivo de conceituar a arqueologia bíblica e identificar seu objeto de estudo, método de trabalho, sua pesquisa e contribuições  para a sociedade ocidental no sentido  verificação da verdade ou não dos textos bíblicos uma vez que este é o livro mais influente do mundo.

    Pretende-se ainda, de acordo com o texto lido descrever algumas descobertas da arqueologia bíblica de maneira resumida para que o texto possa melhor informar o leitor dos resultados obtidos pela arqueologia bíblica.

    Deixar claro   que a pesquisa da  arqueologia bíblica não é para confirmar ou desmentir os eventos bíblicos, ou influenciar determinadas doutrinas teológicas, tal como a da salvação, seu campo é científico e não entra no terreno da fé embora alguns resultados da arqueologia bíblica  tenham contribuído, com melhor conhecimento sobre alguns dados históricos descritos nos relatos bíblicos envolvendo governantes, personagens, batalhas e cidades, descrição de detalhes concretos referidos nos livros bíblicos  e fornecer dados que prestam uma ajuda fundamental aos estudos exegéticos