A aromaterapia é uma técnica milenar que utiliza o poder que certos aromas têm para equilibrar certos desequilíbrios energéticos, principalmente aqueles que não respondem aos tratamentos convencionais e que se originam nos planos mental, emocional e espiritual do ser.       

           No início da civilização nossos ancestrais descobriram os efeitos que alguns aromas têm sobre o comportamento humano.  

Assim, o aroma de uma determinada flor era usado para atrair o parceiro, o aroma de uma outra flor para garantir o alimento, o aroma de uma terceira flor para obter proteção e assim por diante. Os aromas das plantas mais exóticas eram exalados nos sacrifícios aos deuses e deusas. 

Alguns aromas mais poderosos eram usados para alcançar o estado de consciência necessário para a prática da magia. No essencial, tais costumes continuam sendo mantidos até os dias de hoje, e é essa a principal motivação, consciente ou inconsciente, para o uso de óleos essenciais, óleos de massagem e sais de banho, incensos e velas aromáticas, tanto na vida diária, quanto nos rituais religiosos e mágicos. 

Atualmente, a aromaterapia tradicional utiliza os sentidos do tato (massagem) e do olfato (aromas) para produzir o efeito mental, emocional ou espiritual desejado, enquanto que na aromaterapia mágica, tais efeitos são alcançados através da evocação dos sentidos da visão (visualização) e do olfato (aromas). 

A aromaterapia usa óleos essenciais que podem ser combinados a banhos, massagens, escalda-pés e outras delícias que proporcionam bem-estar físico, mental e espiritual. Os óleos essenciais, usados na aromaterapia reequilibram as emoções e cuidam da saúde e da beleza de todo o corpo. Eles são a alma das plantas e possuem, em cada uma de suas gotas, o princípio ativo da espécie de origem. São extraídos de flores, como a lavanda, o gerânio, a rosa e o jasmim; de frutos, como a bergamota e o lemongrass; de madeiras, como o sândalo e o cedro; e de ervas, como o alecrim e a hortelã. "Existem mais de 30 tipos de óleos essenciais e, cada um deles, tem mais de 100 componentes que atuam em conjunto para tratar a mente e o corpo”.

Quando inalado, o cheirinho desses óleos chega ao cérebro, que passa a liberar substâncias de efeito sedativo, relaxante ou estimulante. Em contato com a pele, por conta da estrutura molecular, são capazes de estimular o metabolismo, ativar a circulação sangüínea e fortalecer o sistema imunológico. A aromaterapia também funciona bem como coadjuvante nos tratamentos psicológicos. Ao sentir um determinado cheiro, a pessoa pode resgatar histórias alegres ou tristes da infância ou de um passado próximo. Banheira ou ofurô é perfeita para relaxamento com os óleos


Poder Concentrado

     Com exceção da lavanda, rosa e tea tree, os outros óleos não devem ser passados puros sobre a pele. "Eles são muito concentrados e devem ser diluídos em óleo base”. A proporção deve ser de cinco gotas de óleo essencial para 10 ml de óleo base. Os cítricos (laranja, limão, bergamota, petit grain, grapefruit e tangerina) devem ser evitados, mesmo que diluídos, quando você for se expor ao sol porque provocam queimaduras e manchas na pele. Para criar um aroma mais harmonioso ou realçar a ação medicinal, os óleos podem ser misturados entre si com moderação. Para finalidades terapêuticas, o recomendável é misturar no máximo três óleos. Mais do que isso se corre o risco de alterar a estrutura molecular dos óleos e a ação no organismo passa a ser diferente da esperada. Deixe para fazer a mistura dos óleos na hora em que forem ser usados, e em pequenas quantidades.

Aroma no Corpo:

Saiba como combinar os óleos essenciais para se beneficiar de todas suas propriedades.

Massagem - misture 4 gotas de óleo essencial de lavanda, 3 gotas de menta e 3 gotas de camomila e 3 gotas de alecrim. O efeito é refrescante e estimulante.

Banho de imersão - na água da banheira ou do ofurô, coloque 10 gotas de óleo essencial de camomila, 6 gotas de alecrim e 2 colheres (sopa) de leite integral. Bom para relaxar, mas sem perder o pique.

Escalda-pés - em uma bacia com água quente, acrescente 2 gotas de óleo essencial de hortelã, 3 gotas de alecrim, 3 gotas de lavanda e 1 colher (sopa) de sal grosso. Use a mesma mistura para aliviar o cansaço das mãos e dos cotovelos.

Sauna facial - em uma tigela com 2 litros de água quente, junte 3 gotas de óleo essencial de laranja, alecrim ou grapefruit. Ajuda a tonificar a pele
Aroma no xampu e hidratante

Para o cabelo - coloque uma porção de xampu neutro na palma da mão e pingue 2 ou 3 gotas de óleo essencial de cedro para massagear o couro cabeludo (cabelos secos); ou de tea tree (cabelos oleosos ou com caspa).

Para o corpo - em uma porção de creme hidratante, pingue duas ou três gotas de óleo essencial de alecrim (ativa a circulação).


Aroma no Ambiente:

Os óleos essenciais harmonizam a energia dos ambientes.

Difusão - para cada 200 ml de água, pingue de 3 a 5 gotas de óleo essencial de alecrim (ativa a memória); gengibre, vetiver, patchuli ou angélica (auxiliam na concentração).

Puro - uma gotinha de óleo essencial no travesseiro combate insônia (lavanda) ou alivia a respiração de quem tem bronquite ou rinite (eucalipto).

Guia de Aromaterapia

Alecrim: Protege contra a magia. Destrói o ódio. Combate o medo. Ao inalar o aroma, visualize-se iluminado pela radiante luz do sol. Estimulante da glândula Pineal. Para todas as formas de dores nas juntas ou musculares. Cansaço mental e perda de memória. Resfriados, sinusite, asma, catarro

Alfazema: Ativa o mecanismo de autocura. Ao inalar o aroma, visualize a energia curativa permeando seu corpo. A visualização do Chakra Umbilical (situado a altura do umbigo) harmoniza a função do baço.

Almíscar: Ajuda a desenvolver a 3a. visão. Ao inalar o aroma, visualize a abertura do 3° olho. A visualização do Chakra Frontal (situado atrás do meio das sobrancelhas) harmoniza a função da glândula pituitária.

Aloe Vera: Age como calmante e restaura a energia psíquica. Alivia o stress mental. Ajuda na meditação. Ao inalar o aroma, visualize um copo de água turva que vai lentamente se tornando cristalina a medida que a sujeira se deposita no fundo.

Arruda: Atua como um poderoso antí-obsessor. Ativa o mecanismo de autodefesa psíquica. A o inalar o aroma, visualize os espíritos obsessores afastando-se e indo embora.

Benjoim: Ativa o poder mágico no ritual de proteção aos bens
materiais. Ao inalar o aroma, visualize os bens materiais a serem protegidos, como o carro ou o apartamento.

Bergamota: É cítrico, fresco e estimulante. Analgésico. Antidepressivo. Cicatrizante. Antitérmico.

Bétula: Analgésica , antiinflamatória, anti-séptico, adstringente, antidepressivo, depurativo, diurético. Tratamento da celulite elimina as toxinas. Reduz a dor e inflamações das tensões.

Camomila: Para os excessos de entusiasmo e impulsividade, inquietações, impaciência, raiva quando há hipersensibilidade física ou emocional. Antiespasmódico, sedante, antiinflamatório, antidepressivo. Induz ao sono. Combate a insônia. Ao inalar o aroma, visualize-se sentado no meio da floresta observando a natureza.

 


Capim cidreira (Lemongrans): Febre, dor de cabeça, problemas digestivos, estimulante, repelente de insetos.

Canela: É um anti-séptico poderoso. Usado em inalações em caso de resfriados e gripes. Afrodisíaco, estimulante, anestésico e vermífugo. O aroma ajuda a romper o bloqueio psíquico quando é a causa dos problemas financeiros. Ao inalar o aroma, visualize sua situação financeira melhorando consideravelmente.

Cânfora: Ativa o mecanismo de autopurificação. Alivia o stress físico. Restaura a energia física. Ao inalar o aroma, visualize o seu corpo físico expulsando as impurezas e fortalecendo-se.

Cravo: ativa o mecanismo de autoproteção. Estimula a coragem e desenvolve a autoconfiança. Ao inalar o aroma, visualize-se enfrentando o obstáculo a ser superado com coragem e determinação.

Cardamono: Excelente contra a indigestão com flatulência. Fermentação gástrica anormal, que é a causa do mau hálito. Diarréia acompanhada de cólicas.

Cedro: Pode ser usado em inalações, em casos de tosse e resfriado. Baixa concentração, ansiedade, stress e tensão nervosa, anti-séptico, adstringente e anti-seborréico.

Cipreste: Adstringente, anti-reumático, cicatrizante, usado em banho para as hemorróidas, para pés suados, Varizes, asma, tosse, circulação, problemas na menopausa e menstruação.

Citronela: Repelente de insetos fantástico. antidepressivo, anti-séptico, desodorante, tônico e estimulante.

Cravo: Fortemente anti-séptico,. Em forma diluída faz um excelente gargarejo combinado com eucalipto. Tem efeito analgésico sobre as gengivas. Cicatrizante, antiespasmódico e carminativo. Dores musculares e articulares. Fraqueza física e mental.

Erva Doce: Ajuda a se manter eternamente jovem. Os ramos frescos desta planta eram usados para coroar os atletas gregos nas competições e nas cerimônias religiosas públicas. Ao inalar o aroma, visualize-se tomando banho na fonte da eterna juventude.

 

Eucalipto: Usado em inalações ou combinado com óleos de lavanda, pinho e tomilho, quando se está congestionado com resfriados. Fazer massagem no peito. Refresca quartos de doentes. Anti-reumático, analgésico e descongestionante. Purifica os ambientes carregados de energia psíquica negativa, principalmente após as brigas e discussões. Ao inalar o aroma, visualize a energia solar purificando o ambiente.
 

Gerânio: Anti-coagulante, antidepressivo, analgésico, regenerativo e adstringente, cicatrizante e  vasoconstritor.

Hortelã Pimenta: Bronquite, resfriado, sinusite, febre, dor de cabeça, náuseas, dores musculares e articulares, indigestão, fadiga mental. Estimulante, refrescante, repelente de insetos.

Jasmim: Estimula a energia sexual. O poderoso aroma atua diretamente sobre o centro sexual, tornando-o perfeito para os rituais amorosos. Ao inalar o aroma, visualize a intensificação do relacionamento atual ou o começo de um novo relacionamento. A visualização do Chakra Básico (situado no períneo) harmoniza a função das glândulas sexuais.

 

Lavanda Quando colocada no banho, ajuda a relaxar e a refrescar. Pode ser vaporizada no quarto, que ajuda a dormir. Ajuda a aliviar uma forte dor de cabeça. É anti-séptica, boa para picadas de insetos e queimaduras. Em óleos de massagem é útil em casos de reumatismo. Bronquite, insônia, dores musculares pré-menstrual, acne, pequenos machucados e queimaduras. Atua como antidepressivo. Ameniza os estados de descontrole emocional através do controle da mente consciente. Ao inalar o aroma, visualize um dos símbolos do equilíbrio, tal como o T’aí Ch’í, a pirâmide ou o crucifixo.

Lavandim:  Com efetiva ação sobre resfriados, ou problemas respiratórios. É melhor para ser usada durante o dia no lugar da lavanda, pois como não tem propriedades sedativas, não vai causar algum problema analgésico ou rufebaciente. Bom para dores de cabeça.

Laranja: É relaxante, sedativo no banho. Digestivo e para a insônia. Laxante, tranqüilizante e desintoxicante. Em cremes de pele, vai melhorar a elasticidade da pele.

Limão: Refrescante, nos banhos vai estimular os sentidos e revigora a pele. Depurativo, anti-reumático, anti-séptico, bactericida, hepático. Resfriados, gripes, garganta inflamada, sistema imunológico.

Lírio: O aroma alivia o sofrimento causado pelo rompimento dos relacionamentos. Ao inalar o aroma, visualize-se como uma pessoa livre e independente que não precisa dele ou dela para alcançar a auto-realização e ser feliz na vida.

Junípero: Excelente óleo de massagem para dores reumáticas. Anti-séptico, antiespasmódico, diurético, tônico, cicatrizante.

Manjerona: Analgésico, anti-séptico, antiespasmódico, carminativo, cefálico, digestivo, expectorante, emenagogo, hipotensivo, sedativo, tônico.

Manjericão: Tônico e anti-séptico. Pode auxiliar o sono. Cefálico, digestivo. Estimulante do córtex da supra renal.

Menta: Antiespasmódico, carminativo. Massagem no peito para doenças pulmonares. Essência de primeiros socorros: náuseas, garganta inflamada e enjôo de viagem.

Mirra: Anti-séptico e antiinflamatório. Usado para tratar a pele rachada e envelhecida. Bom para casos de resfriados, catarros. Fungicida e emenagogo. Desenvolve a religiosidade. Protege do imponderável e atrai as benções divinas. A mirra foi escolhida pelos Reis Magos como um dos presentes para o Menino Jesus. Ao inalar o aroma visualize a cena da visita dos reis Magos ao Menino Jesus na manjedoura. A visualização do Chakra Laríngeo (situado a altura da garganta) harmoniza a função da glândula tireóide.

Olíbano: Para os que se sentem exaustos e com fadiga mental extrema. Tônico respiratório e digestivo, antidepressivo. Desperta a religiosidade. Protege do imponderável e atrai as benções divinas. O olíbano também foi escolhido pelos Reis Magos como um dos presentes para o Menino Jesus. Ao inalar o aroma visualize a cena da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus na manjedoura. A visualização do Chakra do Plexo Solar (situado a altura do diafragma) harmoniza a função das glândulas supra-renais, do pâncreas e dos rins.

Pau Rosa: Fortalecedor dos nervos, calmante, anti-bactericida, bom para tratamento de pele. Antidepressivo, cefálico, afrodisíaco, desodorante, estimulante e tônico.

Patchouli: Anti-séptico, Antiinflamatório . Sedativo dos nervosos e antidepressivos. Usado em cosmética para tratar a pele seca e envelhecida, antifúngico. Ativa o desejo sexual (afrodisíaco). Alivia a tensão que precede ao ato sexual. Ao inalar o aroma, visualize alguma cena erótica que preencha suas fantasias sexuais

Palmarosa: Estimulante celular, anti-séptico, Hidratante e febrífugo. Estimulante digestivo. Restabelece o equilíbrio fisiológico da pele e tem imediata ação calmante e refrescante. Cuidados com a pele.

Pinheiro: Anti-séptico poderoso usado em todos os tipos de infecções inclusive respiratórias e urinárias. Indicado para acalmar o stress mental. Antiinflamatório.

Petitgrain: Ansiedade, memória fraca, estafa, calmante, tonifica o sistema nervoso.

Rosa Branca / Rosa Vermelha: O aroma inspira sentimentos de amor, harmonia e paz. O poderoso aroma atua diretamente sobre o centro das emoções, onde as emoções se transformam em sentimentos. Ao inalar o aroma, visualize seu corpo envolto numa pura e brilhante luz branca. A visualização do Chakra Cardíaco (situado a altura do coração) harmoniza a função da glândula timo.

Salvia Esclarea: Muito relaxante, por isso é melhor usar à noite, ajuda a aliviar a ansiedade e a tensão muscular. Fazer massagens sobre o estômago para cólica menstrual. Ótimo efeito tônico após doenças. Balsâmico e anticonvulsivo.

Sândalo: Ajuda a despertar a espiritualidade. Prepara o corpo e a mente para os rituais religiosos e a meditação. Ao inalar o aroma, visualize-se meditando num templo Budista ou Taoísta.
Tangerina Calmante, antiespasmódico, tensão nervosa e insônia. Ajuda a diminuir a celulite e bolsões de gordura, para ajudar o escoamento de sistema linfático.

Tomilho: Estimulante geral (circulação física, psíquica, capilar) Balsâmico, expectorante. Digestão fraca, fermentação, gripe, dores de garganta. Anti-séptico dos pulmões, intestinos, sistema geniturinário.

Tea Tree Antifúngico (cândida albicans, trichomonas), antiinfeccioso, anti-séptico geral, cicatrizante. Externamente em feridas profundas, queimaduras, qualquer tipo de prurido, coceiras generalizadas, seja anal ou vaginal, lesões de herpes, tinha, psoríase, pé-de-atleta, furúnculos e acnes.

Verbena: Estimula o mecanismo de auto-purificação da mente. Ajuda a afastar os pensamentos negativos, poluídos ou destrutivos. Ao inalar o aroma, visualize os pensamentos negativos, poluídos ou destrutivos dissolvendo-se na sua mente.

Violeta: Desenvolve o poder de invocação consciente, facilitando a transmutação e a sublimação,. promovendo a Alquimia Divina. Ao inalar o aroma, visualize um pequeno e brilhante ponto de luz branca acima da cabeça. A visualização do Chakra Coronário (situado no topo da cabeça) harmoniza a função da glândula pineal.

Ylang Ylang Hipotensor, antidepressivo, sedativo, anti-séptico para infecções intestinais e cuidados da pele. Insônia, calmante e para medos. Para desestimulo sexual feminino, Estimula o desejo sexual. É um poderoso afrodisíaco de grande ajuda na cura dos problemas sexuais. Ao inalar o aroma visualize-se envolto numa agradável atmosfera erótica.

Óleos Essenciais

     O processo de obtenção dos óleos essenciais representa uma forma de alquimia cujo opus é a sublimação e a purificação da matéria-prima bruta até alcançar a “essência” ou “espírito” do aroma. A inalação do aroma correto juntamente com a visualização correta, produz a aromaterapia mágica e conduz aos efeitos desejados.  Essa inalação pode ser feita diretamente do frasco do óleo essencial ou através de um aromatizador de ambiente. Uma outra forma de utilização consiste em pingar algumas gotas de óleo essencial no sebo líquido de uma vela acesa.

 

Algumas dicas sobre os óleos essenciais:

     Quando são corretamente usados nossos óleos essenciais não produzem nenhum dano à saúde, porém, como são bastante concentrados devem ser mantidos alguns cuidados:

Ø       Evite o contato direto dos óleos essenciais com a pele – especialmente os aromas de arruda e canela.

Ø       Mantenha os óleos essenciais fora do alcance de crianças.

Ø       Mantenha os óleos essenciais longe do fogo.

Ø       Não exponha os óleos essenciais diretamente à luz do sol.

Ø       Guarde os óleos essenciais num lugar escuro e fresco.

 

Óleos de massagem

     Os óleos de massagem são destinados principalmente à prática da aromaterapia tradicional, também chamada de massoterapia.   A aromaterapia tradicional é uma arte complexa que consiste no massageamento do corpo com os óleos de massagem, o que, juntamente com a inalação do aroma produz o resultado mental, emocional ou espiritual almejado.  A prática da aromaterapia tradicional exige um profundo conhecimento das propriedades terapêuticas e transformadoras de cada óleo de massagem assim como das formas de aplicação em cada caso específico.  Para obter melhores resultados, torna-se necessário que o corpo absorva o óleo essencial e é por essa razão que o “óleo carreador” utilizado deve ser 100% vegetal, já que o óleo mineral quase não é absorvido pelo corpo humano.

Sais de banho

     Os povos mais antigos, como os egípcios, gregos e romanos, conheciam muito bem os efeitos benéficos dos banhos termais sobre a saúde e os estados mental, emocional e espiritual do indivíduo.  Eles também sabiam sobre as propriedades terapêuticas do sal (raiz da palavra saúde) marinho, capaz de purificar as emissões maléficas do pensamento e do sentimento humano assim como de neutralizar os efeitos das energias radiestésicas negativas.  O banho de sais aromáticos, portanto, ajuda na normalização do fluxo de energia vital e favorece a restauração do Corpo Astral.

Utensílios para aromaterapia - Veja produtos e óleos em nossa loja

1 – Rechitos e Rechos: de várias formas e materiais, para se fazer a difusão dos aromas, que podem ser com fogo de velas ou elétricos.

2 - Difusores em geral: onde se coloca uma essência e deixa em um local ventilado, para que possa evaporar e assim perfumar o ambiente.

3 – Velas para aromatizadores e velas aromatizadas com essências.

4 – Incensos, Essências e Óleos essenciais.

Akwavita - O espaço da saúde integral