Café não é só cafeína. Contem, também, minerais, aminoácidos, lipídeos, vitaminas, açúcares e em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos. Porém muito se perde na torrefação. A cafeína, por ser mais estável em altas temperaturas, permanece em maior quantidade após o processo.

Muito tem se estudado com respeito dos efeitos do café. E hoje a ciência já tem dados de seus efeitos benéficos no combate a depressão, tabagismo e aalcolismo.

"Tabagismo!" Mas não é o café o melhor amigo do cigarrinho do meio da tarde? Bem, o tabagismo é, em grande parte um problema psicológico. A associação Café Tabaco também tem fundo psicológico.

O café é sim um estimulante, mas o consumo moderado pode melhorar a concentração e a capacidade intelectual e os ácidos clorogênicos modulam o estado de humor, impedindo a depressão. E para recuperar a atenção, sair da sala e preparar você mesmo sua dose de café é uma boa pedida que as empresas tem usado, instalando máquinas de café, como as máquinas de bebidas quentes da Top Café.

Mesmo o aroma do café já basta para nos deixar mais tranquilos. E hoje encontramos os cafés gourmet, coisa chique, com diversos aromas frutados, encorpados, suaves, mentolados, deliciosos. Melhor nem tentar resistir a um cafezinho rescem coado. Mas é bom parar se essa já for sua quinta chícara.

Pessoas que tomam café racionalmente são mais espertas e alegres. Já as que usam o café como droga lícita, acabam com fortes dores de cabeça quando em abstinência desta substância. A falta de moderação leva até o melhor remédio a se transformar em veneno.