Nas últimas décadas, a armazenagem assumiu uma grande importância na vida de empresas que necessitam guardar materiais. Afinal, a ocupação de espaços para armazenamento, quando bem realizada, é uma ação extremamente econômica e lucrativa.

Devido os diferentes tipos de cargas e materiais, a diversidade de instalações feitas para armazenar materiais cresceu no mundo todo. Atualmente, existem no Brasil, por exemplo, um número bom de empresas de self storage oferecendo boxes para que pessoas possam guardar materiais diversos, mediante um contrato de aluguel. O sistema, que veio de outros países, não para de crescer nas grandes cidades brasileiras.  

As operações de armazenagem agregam valor na oferta de serviços aos clientes e também garantem a continuidade da cadeia de suprimentos, equilibrando a produção com a demanda. Hoje, a armazenagem aparece como um importante componente dentro do sistema logístico em diferentes negócios.

Embora os termos armazenagem e estocagem sejam utilizados por alguns para definir a mesma coisa, existem profissionais que separam esses termos afirmando que armazenagem é a guarda de produtos acabados e estocagem é a guarda de matérias-primas.

Se a sua empresa não possui uma área para armazenar, o ideal é buscar no mercado uma alternativa, entre as várias que são ofertadas. Sendo assim, opte por uma empresa que esteja realmente alinhada com o seu tipo de negócio e necessidade, que possua uma área propícia para armazenagem e que de preferência fique em uma região estratégica para as suas ambições. Lembre-se que você terá gastos para visitar e transportar os materiais armazenados.