Ao saber que a nova moda entre os adolescentes é o arguile, resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto. Arguile, também chamado de narguilé, narguila, nakla, hookah ou shisha, é um cachimbo d'água largamente usado no Oriente, sobretudo pelos povos árabes. É uma das tradições mais antigas da Turquia, que homens e mulheres têm imenso prazer em fumar. O utensílio original veio da Índia, primitivo e feito com a casca do coco.  Sua popularidade se estendeu até o Irã e, de lá, para o resto do mundo Árabe.  Foi na Turquia que esta forma diferente de fumar completou sua revolução e não mudou seu estilo pelos últimos cem anos. O arguile se tornou um ritual muito importante nas lojas de café, fazendo sucesso na Turquia, por volta dos tempos de Murat IV (1623-1640).

Com a chegada do cigarro o uso do arguile caiu no esquecimento por um longo período. Mas como tudo na história parece se repetir, hoje seu uso esta sendo a nova tendência entre os adolescentes. Eles se reúnem para bater papo e fumar arguile, e, muitas vezes sem o conhecimento dos pais.

Então, quero deixar aqui um alerta: cuidado! Fumar arguile faz tanto mal quanto fumar cigarro. E, segundo uma matéria publicada na revista Época, edição 319, de 22/06/2008, ao fumar arguile não se deve tragar a fumaça. Mas isso não significa ausência de perigo, pois a fumaça é muito mais "densa" o que favorece o surgimento de câncer na boca. Especialistas dizem que basta cinqüenta tragadas de arguile para tornar uma pessoa viciada.
Os efeitos à saúde causados pelo fumo do tabaco são largamente conhecidos e se aplicam também ao uso do arguile, contrariando a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo à saúde. Recentes estudos, inclusive, indicam que seu uso pode ser ainda pior para a saúde do que o cigarro.

A Organização Mundial de Saúde alerta que a fumaça do arguile contém inúmeras toxinas que podem causar câncer de pulmão, doenças cardíacas, entre outras. E que, em uma sessão de arguile - que pode durar de vinte minutos a uma hora – a quantidade de fumaça inalada corresponde a mesma inalada ao se fumar 100 cigarros comuns.

O uso do arguile envolve riscos à saúde, como acontece com todos os produtos derivados de tabaco. Em média, ao fumar um cigarro em cinco minutos, inalam-se entre 300 e 500 mililitros de fumaça. Já uma sessão de arguile dura de vinte minutos a uma hora – o que representa 10 litros de fumaça.

É de fundamental importância prevenir e alertar os pais sobre os riscos e conseqüências do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, pois os jovens se entregam cada vez mais cedo a esse lado negro da vida.

Precisamos nos unir e assumir que a droga aparece entre os principais responsáveis pelas mortes de jovens no mundo. Alertá-los para os riscos dessas substâncias é uma das principais obrigações de todos nós, pais, professores, educadores e outros profissionais envolvidos com a educação. Precisamos ajudar nossos jovens antes que seja tarde.

João Vitor Mariano

Uraí – PR