A construção de uma casa, um prédio, edifícios de grandes dimensões utilizam projetos e materiais de construção civil que são do conhecimento geral na construção civil, as coisas mudam de figura quando estamos a falar do resto da população que não conhece o processo de construção ou os materiais.

Quantas pessoas já ouviram falar da palavra argamassa de assentamento ou de revstimento, provavelmente algumas mas não muitas, no entanto a argamassa é um dos materiais com a maior presença nas nossas vidas, um material desejado pelos antepassados, hoje um material vulgarmente utilizado na construção civil onde a qualidade deste produto permite que as construções avancem com rapidez em qualquer parte do mundo.

A argamassa é na realidade a junção entre água, areia e um aglomerante, daí resulta um produto com a capacidade de permitir uma enorme rigidez estrutural tão necessária na construção civil.

À muitos séculos atrás este produto era ambicionado no setor da construção uma vez que se tornava difícil construir com rigidez nas estruturas e isso também impedia a construção em altura.

Na atualidade qualquer cidadão pode comprar argamassa de assentamento ou revestimento com a maior das facilidades, basta para isso se deslocar até um armazém ou uma loja de venda de materiais para o setor da construção civil, é um dos materiais mais baratos.

Normalmente conhecemos as nossas casas na sua forma final, já com as paredes pintadas, tetos finalizados, piso assentado, todos os equipamentos instalados e preparados para funcionar, sem nenhuma argamassa à vista, as argamassas de assentamento ficam debaixo de todos os materiais.

As argamassas dividem-se em dois tipos, o primeiro tipo é a argamassa de assentamento, serve para garantir a união entre blocos de tijolos, esta é uma situação em que a argamassa tem que cumprir completamente os objetivos para que a parede fique perfeita.

Esta é uma argamassa que faz parte do dia a dia dos trabalhadores da área da alvenaria onde a argamassa de assentamento tem como objetivo ajudar a criar uma base perfeita para os pisos que existem em nossas casas, os mosaicos, mármores e outros materiais que são usados para revestir paredes ou piso.

Um segundo tipo de argamassas refere-se à argamassa de revestimento, aqui a argamassa necessita de ajudar a conseguir produzir uma parede com um acabamento liso em toda a sua área.

Esta aplicação é dividida em 3 tipos de argamassa, chapisco, emboço e finalmente o reboco.