O planeta Terra é constituído de diversos recursos naturais que são insubstituíveis, para a manutenção da vida e o bem estar do homem. Nos últimos anos, temos observado que a nossa população está aumentando a preocupação em relação ao meio ambiente urbano e a qualidade de vida de nossas cidades.

Fala-se muito em áreas verdes e arborização, mas o que significam e qual a relação que há entre si? Especificamente, qual é a importância da arborização?

Arborizar quer dizer plantar ou guarnecer de árvores um local. Por sua vez arborização é o efeito de arborizar. A arborização urbana é caracterizada principalmente pela plantação de arvores de porte em praças, parques, nas calçadas de vias públicas e nas alamedas e se constitui hoje em dia uma das mais relevantes atividades da gestão urbana, devendo fazer parte dos planos, projetos e programas urbanísticos das cidades.
    Todo o complexo arbóreo de uma cidade quer seja plantado ou natural, compõe em termos globais a sua área verde.
       Atualmente, as áreas verdes ou espaços verdes são essenciais a qualquer planejamento urbano. As áreas verdes têm funções importantes tais como: higiênica, paisagística, estética, plástica, de valorização da qualidade de vida local, de valorização econômica das propriedades ao entorno etc. No entanto, quanto maior a área verde de uma cidade, quanto mais arborizadas sejam as ruas, melhor se torna o clima, devido à redução da temperatura ambiente fornecendo maior o conforto para os habitantes. Uma boa quantidade de árvores nas ruas protege do calor, melhora a defesa contra os poluentes atmosféricos, a absorção das águas pluviais e redução da perda de solos devida á erosão.

Diante desse exposto faz-se necessário a arborização urbana, pois é de grande importância para esta e para as futuras gerações. Também é fundamental o planejamento, pois aumenta a qualidade de vida tanto do meio ambiente quanto da comunidade do seu entorno.

Referências

ARBORIZAÇÃO URBANA: IMPORTÂNCIA E ASPECTOS JURÍDICOS http://www.aultimaarcadenoe.com/artigo1.htm acessados em 15 de novembro de 2009.

PAIVA, de Nogueira Haroldo; GONÇALVES, Wantuelfer. FLORESTAS URBANAS, Planejamento para melhoria da Qualidade de Vida. Ed. Aprenda Fácil. Vol. 02. Viçosa – MG, 2002.