Todo mundo gosta de se refrescar em baixo do ar condicionado quando está calor, mas sempre existe a preocupação de ficar em ambientes fechados e sendo o ar condicionado a única forma do ar circular. Isso porque, em ambiente fechados, fica mais fácil de vírus e bactérias se espalharem, por isso, se recomenda manter janelas abertas, ainda mais quando existem surtos de doenças, como a gripe A.

Porém, tendo alguns cuidados é possível se refrescar sem o risco de contrair doenças transmitidas pelo ar. A limpeza de ar condicionado é fundamental para preservar a saúde de quem frequenta o ambiente por isso deve ser realizada periodicamente.

Cada modelo de equipamento vai exigir um tipo de cuidado específico e conforme a quantidade de tempo em que é utilizado, a manutenção e limpeza deve ter uma periodicidade diferente.

Limpeza de filtros

Os filtros do ar condicionado devem ser removidos e lavados a cada dois ou três meses. Quando o filtro já está bastante utilizado, deve ser providenciada a sua troca.

Dutos

Já para a limpeza dutos ar condicionado pode haver um intervalo maior de tempo, porém, na maioria das vezes, exige um trabalho realizado por um profissional especializado. O ideal é que o não ultrapasse o tempo indicado entre uma limpeza e outra, pois nesse caso pode começar a apresentar riscos para a transmissão de doenças e proporcionar alergias respiratórias.

Cuidados

Independentemente de qual seja o tipo de limpeza é preciso saber realizá-la, pois se feita de forma errada, pode propiciar a procriação de fungos e bactérias que serão transmitidas pelo ar.

Tomando cuidados básicos com a manutenção, limpeza e instalação do ar condicionado, é possível utilizá-lo para manter um ambiente com a temperatura agradável e sem se preocupar com as doenças transmitidas pelo ar.