AQUI HÁ DONO DO POVO QUE DEUS ESCOLHE?

            Jeremias 25:36  Voz de grito dos pastores, e uivo dos principais do rebanho! Porque o SENHOR destruiu o pasto deles.

 É de se perguntar se aquela passagem que menciona :

Não foi VÓS que escolhestes para servir-ME, mas EU vos ESCOLHI....” é para todos ou para somente alguns PREVILEGIADOS.

Quem sabe um pouco mais de recursos financeiros, faz alguns sentirem-se  SENHORES sobre os menos favorecidos, ou quem sabe serem SUPERIORES sobre eles ?

Ledo engano, se pelo menos pudessem perceber que morrendo não são nada mais que  carne podre, como podre são suas atitudes perante uma comunidade de fé que parte do Deus Todo Poderoso àqueles que Ele chama.

A ponderação, o equilíbrio a sapiência, nestas circunstâncias faz menção do domínio do líder aos liderados, sabendo que aí entra o mando, a autoridade de quem os supervisiona, quer como líder, quer como pastor, que percebendo ou sabendo tais atitudes os façam compreender que estão equivocados, e tremendamente desinformados sobre o porque os demais estão aguardando também.

O que fazer para que não haja dissabor de quem toma conhecimento de atitudes parciais, ou se vêem em vantagens, por se sentirem superiores?

Deixar a “coisa” correr e ver no que dá, ou tomar “rédea” e se posicionar como líder?

Deixar quieto por se sentir  “constrangido”, ou ser observando como alguém que tenha  “pulso” de encarar situação?

Penso, seja necessário tomar ATITUDE onde todos sejam tratados por equidade, quer portentosos, quer diminuídos. Não há como se abrir precedente, visto no futuro, não poder fazer cobrança, em que pese hoje, lá, ser apontado como alguém que fez discriminação.

Sabido está que há coisas ocorrendo no meio do povo que DEUS ESCOLHEU, quer sobre atitudes insensatas de “A” ou de “B”.

“A” não escolhe quem fica no REDIL de DEUS, nem “B” deve aceitar ser posto para fora porque “A”  assim “determina”. Vice-versa é alcançado no mesmo argumento.

Por que então, as coisas tem acontecido? E quem comanda não toma decisão inversa dos fatos, colocando sua liderança em jogo, e fazendo com que tantos se escandalizem ?

Deus AINDA os retiraria pelos seus UIVOS? Mas então, se Deus colocou para serem liderados, mesmo que principais, caberia ação por incumbência de atuação delegada, antes que acabe o pasto pela sequidão da alma que se martiriza?

Salmos 138:6  O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe.

Deus menciona que conhece eles de longe... entretanto, também dá uma orientação:

Isaías 18:2  que envia embaixadores por mar em navios de papiro sobre as águas, dizendo: Ide, mensageiros velozes, a uma nação de homens altos e de pele brunida, a um povo terrível, de perto e de longe; a uma nação poderosa e esmagadora, cuja terra os rios dividem.

Aí vejo o reconhecimento e aceitação da autoridade delegada ao liderado sobre a liderança.

Quem tem separado o que de quem?

Quem sabe por terem?

Quem sabe por pensarem ter?

Ou quem sabe por se acharem melhores?

Uma coisa é certa, pelos seus argumentos e defesas, estas são divisoras. Como rios que separam uma margem da outra... Mesmo que saibam que em cada margem há uma realidade diferente. E da outra margem, os rejeitados clamam : Alguém socorre-nos !

Consegue entender este apelo?

Há um barco descendo este rio, as vezes passa por remansos, as vezes por águas revoltas, este barco está  repleto, uns sorriem, outros estão apreensivos. Todos dentro, esperam a atitude do seu  timoneiro, sabendo que eles observam ambas as margens.

Quer timoneiro, quer passageiros, como também os que nas margens estão; são contemplados pelo POTENTE olhar de Deus que dá um tempo de renovo, com pasto novo, e de brotos novos, mesmo que  haja ervas daninhas no campo.

Não se deve deixar estas ervas crescerem, sob pena de perder o campo que almeja permanecer limpo. O gado morre por comer desta erva. Por isso volta e meia precisa-se de veneno para sufocá-la. O objetivo é sempre limpar o pasto. E veneno custa caro. Eis que no lugar o inço brotará erva boa. Após a decantação do veneno sob o solo alcançado pelos seus respingos. Há veneno sistêmico, que desce até a raiz para exterminar o inço.

Eis que há sementes que não morrem por séculos. Ficam em estágio de maturação ou dormência, no tempo oportuno ressurgem e dão frutos.  

Alguns de perto gritam e seus uivos ecoam longe. Ajude-nos dizem!

Valdir Carvalho – Cvel. 27.7.2012