AQUECIMENTO GLOBAL ? UM TEMA CONTROVERSO

O trabalho educativo com temas controversos visa provocar diferentes opiniões, dúvidas, consensos a respeito, por exemplo, das possíveis implicações e conseqüências relacionadas ao uso do conhecimento cientifico ou tecnológico na sua abordagem.
Um exemplo típico de tema controverso que caracteriza essa situação é o do Aquecimento Global, o qual envolve várias indeterminações relativas às teorias que tentam explicar os principais fatores que o produzem.
Chama-nos a atenção também o fato de que possíveis catástrofes naturais envolvendo o Aquecimento Global estão regularmente presentes nas discussões científicas e na mídia (jornais, revistas, TV, internet etc.), ou seja, são objetos de calorosos debates, não somente entre os cientistas, mas também entre esses e a sociedade e de seus membros entre si, tornando o tema, do ponto de vista midiático (órgãos de comunicação), conhecido pelo público em geral.
Embora a idéia de crise e de catástrofe esteja presente na base de muitos desses debates sobre o Aquecimento Global, chamamos novamente a atenção para o fato de que há importantes dissensos, controvérsias e perspectivas diferentes quanto às verdadeiras causas desse fenômeno. Além disso, esses discursos estão intensamente articulados com diferentes visões de mundo e complexamente associados a contextos sociais, políticos, históricos e econômicos.
Diante disso, recomenda-se aos profissionais que ministram palestras, cursos, aula ou prestam serviços de consultoria, que problematizem o tema, ou seja, apresentem e discutam com o público alvo algumas notícias sobre o Aquecimento Global. Na seqüência devem-se trabalhar conceitos básicos da Física para melhor compreender alguns termos presentes no conteúdo do tema como, por exemplo, freqüência do infravermelho e eletromagnetismo.
Em outro momento, passa-se a esclarecer o significado do fenômeno efeito estufa e sua relação com a manutenção da vida sobre a Terra. Neste momento discute-se a idéia de balanço radioativo entre a Terra e o Sol, aspecto esse importante para entendermos parte dos efeitos naturais que interferem nas variações da temperatura terrestre. Também é preciso discorrer sobre alguns processos de trocas energéticas realizadas na atmosfera, sobretudo aqueles envolvendo os gases que provocam o efeito estufa (vapor de água, CO2, CFC 11, CFC 12, HCFC 22 e CF4). Em outra atividade conjunta sugere-se trabalhar textos que apontam controvérsias sócio-científicas próprias ao tema em questão.
Além disso, se faz necessário deixar evidenciado que há argumentos que indicam que o Aquecimento Global tanto pode estar relacionado aos ciclos naturais da Terra, como pertinente com a intervenção do ser humano na natureza, sobretudo por conta da emissão de toneladas de gases de efeito estufa gerada em seu sistema de produção e consumo.