Para muitas pessoas produzir um texto não é uma missão muito fácil. Escrever bem exige muita prática, mas muitos não sabem por onde começar. Se você se sente assim este texto é para você, pois preparei algumas dicas de redação que vão traçar o seu caminho nessa tarefa.

Ler é a primeira dica de redação para quem quer escrever bem. Se você já é um bom leitor, parabéns, continue assim, mas se você é daquelas pessoas que não gosta muito de ler procure mudar os seus hábitos e incluir a leitura no seu dia a dia. No começo pode ser difícil, mas aos poucos você vai se acostumar até adquirir o hábito da leitura. O bom escritor é também um bom leitor.

Através da leitura você irá adquirir novos conhecimentos que serão importantes na produção do seu texto, além disso, ler desperta a criatividade, expande o nosso vocabulário e desenvolve o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretar.

Treine bastante. Esta é outra dica de redação muito importante. Ninguém nasce escrevendo bem. É através da prática que você vai adquirir técnicas para produzir um bom texto.

Seja claro e objetivo ao expor suas ideias. Evite o uso de palavras rebuscadas e períodos longos.

Evite comentar vários assuntos ao mesmo tempo. Foque em um assunto e organize suas ideias, pois dessa forma você evitará as contradições deixando seu texto coerente.

Faça um planejamento antes de escrever. Dessa forma você irá evitar a fuga ao tema além de estruturar seu texto facilitando a escrita.

 Lembre-se que o texto é composto de três partes a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.  Cada parte deve ser desenvolvida em parágrafos diferentes, mas é importante que se estabeleça uma ligação entre as partes.

Na introdução você deverá apresentar o tema, não deve ser muito extenso. O ideal é que se faça em um parágrafo. O desenvolvimento é o corpo do seu texto. Nesta parte do texto faz-se uso de, no mínimo, dois parágrafos. A conclusão é o fechamento.

Não deixe para depois. Aproveite estas dicas de redação e comece agora mesmo praticar a escrita e verá que em breve estará produzindo belos textos.