Esse trabalho acadêmico realizou uma pesquisa voltada para demonstrações  intermediárias, visando entender os conceitos, métodos e também as técnicas de sua  divulgação. As Demonstrações Intermediárias são conceituadas como sendo um conjunto completo de Demonstrações Contábeis ou um conjunto de Demonstrações Contábeis condensadas para um período intermediário.

 As Demonstrações Intermediárias tempestivas e confiáveis aumentam a habilidade dos investidores, dos credores e de outros usuários para entender a capacidade da entidade gerar lucros, fluxo de caixa, condição financeira e de liquidez.

Foram utilizadas pesquisas diversas, tendo como fontes: bibliografias e meios eletrônicos, em especial o CPC 21 (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), que é à base de sustentação do problema de pesquisa. A pesquisa investigou a importância das informações obtidas das demonstrações intermediárias, sendo essas capazes de gerar informações confiáveis aos usuários e situá-los sobre as condições financeiras da entidade. As entidades que optar por divulgar demonstrações intermediárias, ou cumprir a exigência de órgãos reguladores, deverá elaborá-la conforme o CPC 21 e averiguar a melhor forma de gerir os negócios e tomar suas decisões econômicas.