FACULDADE NOSSA CIDADE

Flávia Oliveira Saldanha 

Administração de Empresas.

Carapicuíba

2013 

Gestão do Conhecimento

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Aprendizagem Organizacional um processo voltado ao ambiento de trabalho dentro da Empresa, ligado em todas as áreas envolvidas propondo melhorias continuas num ambiente onde estão relacionadas  pessoas , gerentes e a cultura da organização.

Em teorias da organização isso se compartilha para o desenvolvimento de normas e podendo especificar o seu alto aprimoramento de soluções - problema, gera um processo de novos conhecimentos nos níveis individuais, grupal e organizacional

Aprendizagem Organizacional exposto para o processo de novos conhecimentos, de aprender e aplicar as formas mais

 adequada  no seu cotidiano. É uma aprendizagem que envolve a psicologia, a sociologia, metodologia e cultura. É com erros e acertos, com tentativas que a organização aprimora suas técnicas e auto - avaliação.

Através das teorias interpretativas estudadas onde permite que a organização tenha um processo de resultado e suas atividades, a Empresa precisa de uma organização que através de métodos possa alcançar meta, propor oportunidades para os seus colaboradores e juntos planejar estratégias com o intuito de crescimento. Empresas que se adaptam a essa cultura tem o seu maior desenvolvimento envolvendo toda a equipe com trabalhos mais humanos, tendo a criatividade e  desenvolver trabalhos em grupos mostrando o potencial de cada individuo gerando grandes habilidades, competências e conhecimentos.

Para construir uma organização que aprende, é preciso que tenha maior envolvimento com as pessoas onde todos possam dar idéias, fazer mudanças e propor inovações. Podendo agregar maiores valores tendo a capacidade de reunir grupos e todos trabalharem com o mesmo objetivo, onde as sugestões são aceitas dando maior confiabilidade ao seu planejamento com ênfase no que realmente será desenvolvido.

O fundamento da Aprendizagem Organizacional não é focar somente no individuo, mas sim na organização em geral é definir os seus princípios, tendo estratégias e poder aplicar no momento correto é estar preparado para as eventuais mudanças e manter dentro da Empresa um ambiente estável com maiores características e melhores empreendimentos. A aprendizagem organizacional dentro da Organização tem como foco lidar com as incertezas, ter uma segurança e suprir as necessidades dos avanços dentro do mercado e suas tecnologias. Ter a concretização dos objetivos organizacionais dependendo do nível de competência de cada um dos indivíduos que a integram, a organização também precisa ter as suas competências colocar em pratica as suas atividades e atingir um nível elevado onde toda a complexidade seja voltada as suas situações, visando o seu potencial e fazendo dos seus integrantes pessoas mais capazes onde possam desenvolver trabalhos com capacidade de gestão qualificada é ser pro - ativo ter saber lidar com as eventuais abordagens, manter uma equipe que supera as suas necessidades, principalmente sintam satisfeitos com seu papel dentro da Empresa.

As organizações precisam aprender para poderem atingir desempenhos competentes as atividades de investigação e desenvolvimento são uma das mais importantes fontes de aprendizagem que deve ocorrer a todos os níveis da organização e através de todas as atividades é de grande valor a Aprendizagem Organizacional tem como objetivo atingir e manter os níveis de competitividade desejados pelas organizações é ter estratégias claras e formalizadas.

Com a Aprendizagem Organizacional a Organização tem uma maior visão do seu negocio gerando maiores resultados com este estudo sendo aplicado. Analisando o ponto de vista de cada linha onde pretende chegar com maiores relevâncias onde a organização tem o seu foco principal, a dimensão da sua objetividade fazendo as coisas acontecerem com seus projetos e programações estabelecidas com intuito de melhorias em cada setor determinado.

Aplicar a Aprendizagem Organizacional é uma tarefa desafiadora, e um pouco difícil é propor para si mesmo a necessidade de maiores conteúdos, é lidar com as diferenças e certas aceitações.

Bibliografia

CARDOSO, Leonor. Aprendizagem Organizacional. Revista Eletrônica do Município de Alcobaça. Disponível em: www.alcobaca.pt Acesso em: 17 mar.2013

MALANOVICZ, Aline. Aprendizagem Organizacional. Disponível em: www.recantodasletras.com.br Acesso em: 17 mar. 2013