Artigo - Educação

APRENDIZAGEM E CONEXÕES: habilidades que nascem das necessidades

Autora: Luciana Evangelista

 

Partindo do princípio de se é necessário fazer acontecer conexões, que habilidades nascem pelas necessidades de conhecer, do aprender a prender. Pois não deve ser negado o respeito à pergunta, o direito a resposta. As conexões entre o mundo para amenizar a distância. Estreitando os mundos dos mundos de cada criança e seu universo de saberes.

Os saberes populares, científicos, individuais, coletivos de mundos, das possibilidades de está ligadas um com o outro.

Caminhando sob os pés das crianças podemos de certa forma conectássemos aos mesmos intera gingo na dimensão, chamada por Silva (1998) de dimensão afetivo-desiderativa é que possibilita ao aprendiz o desenvolvimento do desejo de aprender.

Segundo Vygostsky (apud Del Rio, 1996) o funcionamento do cérebro humano fundamenta-se na ideia de que as funções psicológicas superiores se constroem na relação que o sujeito estabelece com o mundo mediado pela cultura em que está inserido. Como professores precisamos entender que continuamos aprendizes. Que ensinar é fazer conexões, que aprendizagem dar-se-á através das ligações diretas ou indiretas fazendo-se como teias de conexão, conexão e conexão. Abrindo portas dentro e fora do processo ensino aprendizagem...