NEY SILVA

LUZIANE S. C. SILVA

 

Considerações Iniciais

  Conforme o Núcleo de Educação à distância da Universidade Federal do Paraná, “na aprendizagem colaborativa o aluno tem a responsabilidade pelo  próprio  aprendizado e pela aprendizagem dos participantes do grupo, pois o conhecimento é construído através da reflexão originada pela discussão em conjunto. A troca de informação induz  o  interesse  e  o  pensamento  crítico  permitindo  aos  alunos resultados melhores do que se estivessem estudando sozinhos.”

Contudo, importante se faz acrescentar, que a aprendizagem colaborativa é baseada na interação entre os participantes, cabendo ao tutor promover essa aproximação entre os participantes para que todos possam aprender com todos, por isso, a aprendizagem tem se tornado cada vem mais popular e dinâmica quando se trata de Educação à Distância. Essa modalidade de ensino é um importante instrumento de disseminação do conhecimento, favorecendo o alcance tanto dos objetivos do curso, como os objetivos individuais e coletivos dos grupos envolvidos.

Acrescenta-se ainda, que o ambiente virtual também tem papel fundamental quanto a aprendizagem colaborativa, pois este acaba se tornando flexível no que se trata a espaço e tempo, permitindo assim a participação de todos, onde cada um tem sua forma de expressão e interage com o grupo de maneira constante.

Nas últimas palavras desse primeiro momento, pode-se concluir que a aprendizagem colaborativa é um trabalho árduo, interativo e inteligente de toda a comunidade virtual participante do processo ensino-aprendizagem. Como resultado, tem-se o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo e da comunidade. Nesse contexto, cada membro tem expectativa e perspectiva distinta visando atingir os objetivos e aprimorar conhecimentos, trilhando novos caminhos em busca do crescer coletivo, capaz de fazer nascer aprendizes e profissionais autônomos e independentes.

 Modelo de Colaboração 3C

  Na aprendizagem colaborativa existem diversos modelos, um dos modelos mais utilizados é o modelo C3, este consiste na comunicação, coordenação e cooperação, e para conhecer melhor tal modelo deve-se entender primeiramente o que significa a colaboração. Esse modelo é conhecido e utilizado por inúmeros autores, o pensamento da maioria é aprimorar os suportes computacionais, considerando as necessidades dos grupos envolvidos, independente das atividades a desenrolar.

O modelo 3C tem por objetivo a aprendizagem cognitiva, o desenvolvimento do pensamento crítico das competências sociais e, principalmente, do apoio mútuo entre os membros da comunidade.

O modelo C3 de Fuks et al. (2006) é representado por um diagrama com três eixos norteadores: Comunicação – Ocorre a troca de mensagens, informações e negociação dos compromissos; Coordenação - todos os envolvidos são gerenciados no intuito de saber lidar com os conflitos do programa, evitando dessa forma perdas de comunicação, e também de cooperação entre os parceiros de todo este processo; Cooperação - os membros de cada grupo buscam produzir de forma adequada a resolução de tarefas dentro de um espaço de compartilhamento, sendo que dessa forma cada um desempenha um papel importante no que se refere à aprendizagem colaborativa.

O papel do aluno no processo de aprendizagem colaborativa

  O aluno desempenha papel importantíssimo na educação à distância e na aprendizagem colaborativa, pois estes têm a liberdade e a flexibilidade do ambiente online, porém para acompanhar todo processo dessa modalidade de ensino deve ter interesse, força de vontade, responsabilidade e disciplina... Além de iniciativa, autonomia e interesse, pois estes passam a ser vistos como principais sujeitos do processo de ensino-aprendizagem e são considerados não apenas meros receptores, mas sim atuam como colaboradores ativos dos professores e tutores, no processo de ensino-aprendizagem onde eles colhem os maiores e melhores frutos.

A participação do tutor no processo de aprendizagem colaborativa 

O tutor é essencial no processo de aprendizagem colaborativa, pois ele também está inserido no contexto desse trabalho coletivo (equipe). O tutor, além de sua função primária, é também, ou pelo menos deve ser, um estudioso, um pesquisador e um formador de opinião, sabendo-se que o tutor deve orientar os estudos, mantendo os alunos sempre atualizados sobre o que de mais importante acontece na área de conhecimento estudada.

Analisando o sobredito, pode-se dizer que o tutor pode ainda ir além do esperado pela sua função primária, como por exemplo, coordenar e orientar os alunos no desempenho de suas atividades, se fazendo presente no que tange as necessidades dos alunos e também incentivando estes a buscar o conhecimento de maneira prática e objetiva para que se alcance o tão sonhado e esperado sucesso pessoal e profissional.

 

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

 BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 2006.

J. VERMEERSCH (org.), 2006. Iniciação ao ensino à distância: aspectos pedagógicos no ensino à distância (texto).

MACHADO, Liliana. O papel da tutoria em ambientes de EaD.

Disponível em: www.abed.org.br/congresso2004

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. Núcleo de Tecnologias para Educação. Curso de Capacitação de Tutores em EaD – Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná. Textos Disponíveis em:

http://ava.nead.uema.br/moodle/file.php/329/Modulo_2/02_Educacao_Tecnologia_e_Ambientes_Virtuais.pdf. Acesso em: 15 de maio de 2012.

WALLACE, M. RAVEN, 2008. Aprendizagem online na educação superior: uma revisão da investigação sobre as interações entre professores e estudantes (texto).