Alfabetização e letramento

 

Aprendizado da língua escrita e desenvolvimento do pensamento da criança

 

O processo inicial da apropriação da língua escrita é essencial nos primeiros níveis de educação escolar, ao instrumentar a criança para a inserção na cultura letrada e possibilitar a construção de estruturas de pensamento capazes de realizar abstrações necessárias á apreensão da realidade concreta.

A formação e o desenvolvimento das funções e faculdades psíquicas superiores ocorrem sob a forma de apropriação do conteúdo da experiência humana. Ao interagir com o mundo objetivo, transformado pela ação humana, a criança se apropria pela mediação com adultos, dessas categorias conceituais que organizam e explicam o mundo humanizado. Assim, a apropriação do conhecimento socialmente produzido se efetiva na interação da criança com os adultos mais experientes, capazes de inserir a criança no universo dos objetos de conhecimento, o professor é um desses adultos que domina o objeto de conhecimento e pode estabelecer a mediação necessária, tendo, portanto papel fundamental.

O objeto do processo de alfabetização é a própria língua portuguesa, se tomando como elemento norteador do ensino-aprendizagem o texto oral e escrito.

O texto não é apenas a apresentação das famílias silábicas, letras, fonemas, mas também é um contexto de interação no qual os elementos textuais possuem sentido. No entanto, é preciso que o texto tenha significado para a criança e seja apresentado para ela de forma que ela possa compreender. E é por intermédio de palavras reconhecidas no texto que se iniciará o estudo das relações que organizam o sistema gráfico.

É necessário, também, considerar que a criança já teve, muito antes de entrar na escola, o inicio do seu processo de aquisição, pois muitas delas já estão em contato com a escrita pela interação com pessoas que lêem e escrevem e pela manipulação de material escrito.

A produção da linguagem oral e escrita é resultado de um lento esforço de produção do ser humano. Sua apropriação exige a inserção da criança nessa realidade histórico-cultural pela mediação do professor capaz de desenvolver um processo pedagógico que comporta encaminhamentos metodológicos.