APRENDER, PRATICAR E SOLUCIONAR: você aprender à medida que pratica, e deve solucionar à medida que o mundo exige.


Resumo

Este artigo tem como objetivo levar o conhecimento dividido em três pontos de extrema importância coorporativa para um novo profissional e até mesmo um experiente, independente da área de atuação. Quando começamos a vida profissional estamos na base do triangulo no campo “aprender”, é ali onde será dado o início do raciocínio de aprender algo que lhe trará sucesso para o futuro. Estamos em constante aprendizado, e com o passar do tempo precisamos praticar o que viemos aprendendo, assim como um colaborador em uma determinada empresa, um gerente para o gerenciamento de funções, cargos e resultados coorporativo até mesmo um diretor/presidente que estará tomando decisões importantes para a companhia. Continuamos aprendendo e praticando diariamente, e então é o momento de solucionar com base no conceito do que foi aprendido e praticado, ou seja, depois de aprender a gerar resultados, pratica-los enfim você irá soluciona-los buscando uma melhoria continua afim de iniciar este ciclo sempre que lhe for disposto um novo objetivo.

Palavras Chave: Profissionalismo, Melhoria e Resultados.


 

INTRODUÇÃO

 

           Decidimos ser um bom profissional a vida inteira, buscamos conhecimento na área que desejaremos atuar, buscamos um trabalho para praticar todos estes conhecimentos adquiridos e com toda a crescente experiência começa-se a criar, solucionar e resolver problemas, pois já se possui o conhecimento, a prática e então inicia-se o processo de solução de problemas.

            Segundo Sun Tzu (2007, p.42) conhecimento é “...ter como objetivo a busca da perfeição...”. O conhecimento se da inicio quando se toma inciativa de conhecer e buscar a perfeição em tudo o que se faz, independente da área de atuação do profissional. Esta perfeição pode ser até mesmo em família, amigos e sua vida social.

              Deve-se praticar com entusiasmo e profissionalismo a função incumbida. O bom profissional é feliz quando faz o que deseja fazer, faz bem feito e gera resultados positivos para a companhia. Com uma base de conhecimento adquirido a prática se torna mais fácil, tem-se um caminho certo conhecido a seguir. É através da prática que o profissional estará mais disposto a buscar solução dos problemas.

               Ao unir o conhecimento e a prática o profissional está pronto para iniciar a ultima fase do ciclo com três etapas. Foi em busca de perfeição, praticou esta busca e então começa a fase de solucionar, criar e desenvolver. Esta fase descreve a união das duas etapas, pois a responsabilidade aumenta, e gerar resultados positivos é um item obrigatório, independente da área.


Capítulo 1. APRENDER

O conhecimento é a primeira fase a ser estudada em nossa vida. Quando se é inserido na vida profissional, muitas pessoas não sabem realmente o que desejam fazer e onde irão desempenhar suas funções, sendo assim buscam informações através de simpósios, cursos, workshops e livros. Escolhe-se então o que fazer, dá-se o “ponta pé” inicial para fazer um curso de graduação em determinada área. Conhecer o que se deseja fazer é a base, é onde será adquirida a sabedoria teórica passada por um professor capacitado, por correto deve pesquisar sobre o que desejas atuar em diversas fontes, para que tenha uma conclusão teórica própria.

Sun Tzu (2007, p.45) afirma que

Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, ainda que enfrente cem batalhas, jamais correrá perigo. Aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as vezes ganha, as vezes perde. Aquele que não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, está fadado ao fracasso e correra perigo em todas as batalhas.

Quando Sun Tzu faz esta afirmativa podemos observar o quão importante é conhecer o que se deseja fazer, e o aprender consiste em conhecimento do que se faz ou se planeja fazer. O aprender é a base de nosso triangulo, pois acredita-se no alicerce da sabedoria inicial para se ter um bom resultado. Ao conhecer mais sobre como por exemplo o que desejas trabalhar e/ou cursar o ensino superior você terá ciência do que irá enfrentar, pois quando escolhemos algo devemos ir até o fim e não desistir na metade. O ciclo de aprender é o que muitas vezes faz você ir para frente ou desistir imediatamente do que pensou em fazer devido o enorme encontro de informações adquiridas neste período.


Segundo Hunter (2004, p.64) “Exercer influência sobre os outros, que é a verdadeira liderança, está disponível para todos, mas requer uma enorme doação pessoal”. A liderança na aprendizagem existe desde o momento em que se decide fazer algo, a essência deve estar dentro do líder para que aprenda com qualidade. Aprender está disponível para todos que tenham interesse, basta ser líder e correr atrás de seus objetivos sem pular o alicerce principal que é o aprender e analisar se é isto mesmo que desejas fazer.


Capítulo 2. PRATICAR

            A segunda fase a ser estudada é a prática de tudo o que se aprendeu, ou seja, após ter a atitude e a vontade em iniciar o aprendizado começa então o aprendizado, que fica lado a lado com o aprendizado, pois acreditamos que o alicerce a ser firmado deve consistir em aprender e praticar para que o mercado de trabalho traga as soluções a ser tomado e com uma base forte pode-se “aguentar” toda pressão que o mercado de trabalho propõe. “Podemos alugar suas mãos, braços, pernas e costas, e o mercado nos ajudará a determinar o aluguel a pagar”. (HUNTER, 2004, p.28). Esta citação mostra perfeitamente como é o mercado profissional, os Empresários alugam sua mão de obra e pagam o que deve ser pago perante as leis trabalhistas, e agora imagine escolher um trabalho no qual não goste? Para evitar estresses desnecessários indica-se realizar o estudo destas três fases.

            Independente da profissão que escolher, deve-se praticar, seja ela em escritórios ou atendimento ao público, a prática é muito importante no desenvolvimento profissional, andando lado a lado da aprendizagem, pois é aprendendo que se pratica e obter o resultado esperado. O mercado de trabalho está disposto a pagar mais, independente de sua área de atuação, mas sim dar o melhor de sí, e como aprendeu-se bem irá praticar melhor que muitos profissionais que entram sem ao menos conhecer suas funções.

...Uma das palavras-chave é que definimos liderança como habilidade... Uma habilidade é simplesmente uma capacidade adquirida. Afirmo que liderança – influenciar os outros – é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas. (HUNTER, 2004, p.25)

Podemos utilizar a liderança como aprendizagem, prática e solução, neste caso usaremos como a prática a ser adquirida. A prática é o caminho do sucesso! É praticando dia após dia que o profissional estará preparado para enfrentar problemas e soluciona-los. Erros acontecem sempre, porém o diferencial em utilizar as três fases do processo é evitar erros e não persistir com eles. Quando se aprender e praticar o profissional terá menos chances de desistir do que se aprendeu, ele se dedicará e buscará o aperfeiçoamento. Será que é possível um profissional conseguir alcançar o sucesso sem o uso da pirâmide? Pode até ser, pois o profissional irá utilizar estas três fases sempre em sua vida, mesmo que indiretamente.

Conforme Barajas (2008, p.89)

Você conhece pessoas que, uma vez tendo aprendido o que precisavam fazer para ser bem sucedidas, ainda assim não seguem o que aprenderam? Na maior parte das vezes, as pessoas não continuam porque sentem medo. Medo do fracasso. Medo de que possam se desapontar caso se esforcem e, ainda assim, falhem. Medo do desconhecido. Medo da mudança. Para a maioria das pessoas, a mudança é difícil. Elas carecem de um sistema de apoio ao qual possam recorrer.

            As mudanças ocorrem durante toda sua vida praticando o que desejas fazer pela vida inteira. Existem profissionais que desistem de seus ideais antes, durante e ao final das fases da pirâmide do sucesso. O profissional não deve ter medo, ele deve ser pró-ativo e aproveitar todas as oportunidades que aprecem a sua frente. Mudança sempre irá acontecer em toda a vida, porém o profissional deverá estar apto para mudanças e se dedicar como se fosse o seu ultimo dia na função que exerce, o profissional colhe resultados positivos quando se dedica, quando faz a prática ser a melhor escola de aprendizagem. Aprenda e pratique todos os dias até o momento em que estiver preparado para solucionar, pois problemas sempre acontecerão, mas como um profissional capacitado deve ser o melhor e corrigir todos os erros buscando a solução e o melhoramento contínuo.


Capítulo 3. SOLUCIONAR

            Estudamos sobre aprender o que desejas fazer a vida inteira, como praticar e lembrando que erros irão acontecer, e por fim chegamos a terceira fase, a fase que fica no topo da pirâmide do sucesso, por quê? Simples! É porque o alicerce foi criado quando se aprendeu e praticou agora chegou o momento de solucionar, se envolver e entrar ao mercado de trabalho como um profissional capacitado após a preparação das três fases.

            Solucionar não é tão simples, Hunter (2004, p.25) nos mostra que “Você gerencia coisas e lidera pessoas”. É Fácil lidar com sistemas computadorizados quando se aprende e pratica-os, porém pessoas são imprevisíveis e sempre podemos esperar várias atitudes positivas ou negativas. Seja sempre o melhor no que fizeres. Solucione da melhor forma e atinja os objetivos, seja um profissional com qualificação.

...O poder corrói os relacionamentos. Você é capaz de obter algum proveito do poder e até realizar coisas, mas com o passar do tempo ele se torna muito danoso para os relacionamentos. O fenômeno que ocorre frequentemente com os adolescentes que chamamos de rebelião, é muitas vezes reação ao poder que os dominou dentro de suas casas por muito tempo. A mesma coisa acontece nos negócios. A inquietação de um empregado é muitas vezes uma “rebelião” disfarçada. (HUNTER, 2004, p.29)

A importância desde o inicio das fases é a satisfação profissional de cada pessoa. Trata-se de fazer algo bem feito não pro obrigação, mas sim por amor ao que se faz. Um bom profissional não é aquele que somente tira notas máximas na faculdade, mas sim desenvolver medidas de obter resultados melhores que os esperados, prepara-se bem e nunca deixa de se atualizar. O Profissional que segue as três fases e chega nesta última estará capacitado á realizar este ciclo toda vez em que lhe for determinado uma meta ou uma função nova. Tenha poder em solucionar e não se pode deixar o poder tomar conta da cabeça, mas utiliza-lo de forma coerente com todos da corporação gerando um bom ambiente de trabalho.

Conclusão

O objetivo deste artigo é de mostrar aos profissionais o quão importante uma preparação para o mercado de trabalho. Foi proposto três fases que são Aprender que consiste em ser a base direita da pirâmide do sucesso; é onde o profissional dará o pontapé inicial para sua carreira e escolha qual o curso fazer e trabalho. Após da escolha feita, é hora de praticar tudo o que tem aprendido na teoria, isto dará em trabalhos com ou sem atendimento ao público, porém sempre com o foco de resultados e objetivos a serem atingidos, sejam eles de cunho social ou em busca de receita financeira. A ultima fase consiste em solucionar. É o topo da pirâmide, pois tem um sólido alicerce (aprender e praticar) tornando-se o anseio do profissional, é quando passa-se a ter mais responsabilidades, respondendo por seus atos seja eles gerando resultados positivos ou negativos, é a fase de almejo profissional, não sendo a mais difícil de chegar, mas sim de se manter.


Referências Bibliográficas

BARAJAS, Louis. Pequenas empresas, grandes realizações: cinco passos para alcançar o sucesso na vida, nos negócios e na família. Trad. Lena Aranha. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2008. 253 p.

HUNTER, James C.. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Trad. Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004. 139 p.

TZU, Sun. A arte da guerra: os treze capítulos originais. Trad. Nikko Bushidô. São Paulo: Jardim dos livros, 2007. 138 p.