Já parou para pensar como é que algumas pessoas conseguem aprender inglês em pouco tempo? Será que eles tem algum talento especial? Talvez, mas com certeza apenas o talento sem o esforço não seria suficiente para garantir fluência a ninguém.

Veja nesse artigo o que diferencia o aluno que se torna fluente em tempo recorde e aquele que fica 5 anos ou mais no curso e não sai do "The book is on the table".

Segundo as descobertas da neurolinguística e do funcionamento do cérebro e da memória, o aprendizado não ocorre de forma linear. Nós não aprendemos necessariamente do mais concreto para o mais abstrato. Nem do mais fácil para o mais difícil.

Você pode até mesmo pegar dois alunos numa aula. Eles não vão ter aprendido as mesmas coisas.

Entretanto, uma coisa é certa. Nós aprendemos coisas novas relacionando-as com coisas antigas que nós já conhecemos.

Se for algo que já está enraizado na nossa memória a longo prazo tanto melhor será para a retenção dessa nova informação.

O problema é que ninguém, além de nós mesmo, sabe o que nós "já conhecemos". Ou seja, se nós aprendemos relacionando conhecimentos antigos com novos, nós somos os nossos melhores professores porque sabemos exatamente o que faz sentido para a gente (o que é aprendível) e o que não é.

Por isso, se você quer aprender inglês rápido, você precisa tomar as rédeas do seu aprendizado.

Não é necessário que você abandone o curso e comece a aprender 100% por conta própria. Porém, você precisa assumir a responsabilidade do seu progresso ao invés de só aprender aquilo que o professor ensina.

Lembre-se, se para cada coisa que o professor ensinar você estudar algo diferente, você vai aprender inglês 2x mais rápido.

Se você já possui um inglês intermediário já tem nível suficiente para começar a estudar áudios em inglês com texto e áudios com pronúncia facilitada.

Em poucos meses você vai ter uma grande melhora na sua compreensão oral e vai chegar ao nível em que você vai poder entender conteúdos criados para nativos, você vai aprender lendo o que eles lêem e ouvindo o que eles ouvem.

Conheça algumas técnicas para estudar inglês e acelerar o seu progresso.