Certo dia estava em uma loja fazendo compras quando me deparei com três crianças observando algumas bonecas na seção de brinquedos. A cada modelo diferente que viam, pude perceber um brilho familiar nos olhinhos delas, e aquela cena me levou de volta à minha infância...

Naquele tempo, nós não tínhamos dinheiro para comprar bonecas, e o jeito mesmo era usar a imaginação e a criatividade para fazer nossos próprios brinquedos. E confesso que talvez essa fosse a parte mais divertida de brincar: selecionar o material para o corpo e  cabelos, inventar roupas, escolher o nome... Confeccionar a boneca era algo mágico, era como criar nossa mais nova melhor amiga! 

A boneca de pano atua como uma espécie de amiga fiel e muito amada com quem são compartilhados desafios e aventuras, momentos alegres e tristes. E sua presença em todas as ocasiões da vida da criança faz com que seja estabelecida uma relação muito íntima entre elas, uma ligação forte que geralmente não pode ser observada facilmente com outros tipos de brinquedo.

Muitas vezes, as bonecas são vistas como uma companheira consoladora por crianças que se encontram em um ambiente familiar pouco saudável, proporcionando um alívio aos seus problemas e à solidão. As historinhas por elas criadas refletem a forma como veem o mundo e como gostariam que o mesmo fosse e,  através das brincadeiras, transformam sua dura realidade em um mundo de fantasia, um ambiente perfeito. Algumas pesquisas afirmam que a brincadeira pode ser utilizada como um método terapêutico, uma vez que permitem que as crianças expressem ideias e sentimentos íntimos que muitas vezes não conseguem expressar por meio de palavras.

Além de proporcionar diversão e ajudar no processo de desenvolvimento emocional das crianças, brincar com bonecas também promove a humanização e a socialização. Ao interagir com as bonecas, as crianças passam por uma espécie de ensaio preparatório para a vida, através do qual desenvolvem a inteligência, o raciocínio e expressam sua criatividade; se tornam mais sociais ao praticar o conceito de família e do cuidado e respeito para com o próximo; adquirem noção de organização e dever ao serem responsáveis por zelar e guardar seus brinquedos...

As bonecas também podem ser utilizadas para despertar uma consciência ecológica nas crianças quando são confeccionadas como personificação de elementos da natureza. Se tomarmos como exemplo bonecos animais, percebemos que o mesmo carinho e cuidado que as crianças demonstram ao brincar com eles poderá ser traduzido em respeito à natureza à medida que vão crescendo.

Embora vivamos em um mundo governado pela tecnologia, acredito  que as bonecas de pano ainda estão entre os brinquedos favoritos dos pequeninos, e nosso dever enquanto pais e educadores é encorajar essa interação entre eles, de modo a favorecer o desenvolvimento de futuros cidadãos, melhores e mais atentos à realidade que os cerca.