Introdução

A presente abordagem com o tema aprender a filosofia ou aprender a filosofar irá se centralizar num debate de dois grandes pensadores da filosofia que se preocuparam em discutir esta problemática da possibilidade de aprender a filosofia, segundo o qual encontramos a posição de Immanuel Kant e do filósofo Alemão Hegel.

No entanto, o presente trabalho de investigação científica estará estruturada em dois capítulos dos quais o primeiro capítulo compreendera a perspectiva kantiana sobre aprendizagem da filosofia, pelo qual Kant ira fazer um total demonstração da impossibilidade de aprender a filosofia e da simples possibilidade do individuo aprender a filosofia, visto que, a filosofia não se aprende, o que se aprende é uma atitude. Não podemos receber a filosofia passivamente, como algo de extrínseco, o filosofar é pessoal, subjectivo, concreto”. Não se aprende porque “ para aprender também filosofia, antes de mais, teria que existir uma”. É absurdo aprender algo que não existe. Do outro lado Hegel que também vai reflectir em torno da possibilidade de aprender a filosofia, afirma a filosofia deve ser ensinada e aprendida tanto quanto qualquer outra ciência”.

O objectivo geral é de compreender porque Kant afirma a impossibilidade de aprender a Filosofia, e duma maneira específica indicar as dificuldades, que alguns pensadores avançam sobre a problemática do Aprender a filosofia ou aprender a filosofar.

Portanto, as metodologias utilizadas são simplesmente as referências bibliográficas de artigos, manuais de alguns autores que abordam este problema que será debatido.