Resumo
O presente artigo propõe-se a refletir sobre a atual educação formal brasileira, em específico à disciplina de Arte que a partir da sanção da Lei Federal 11.769/ 2008 deverá cumprir o ensino dos conteúdos da linguagem de música.
Palavras-chave: Lei Federal 11.769/ 2008, ensino formal, disciplina de Arte.

A prática escolar na disciplina de Arte nem sempre foi a mesma.
Continua a ser discutida sob os aspectos mais influentes de nossas vidas desde os legais, aos reais e, por fim os ideais.
Estamos atualmente, diante de uma renovação no currículo escolar que torna obrigatório o ensino de música nas escolas de nível Fundamental e Médio da educação básica com a aplicação da Lei federal 11.769 de 18 de agosto de 2008.
Deste modo, o presente artigo pretende discorrer sobre os percursos históricos da linguagem musical no território brasileiro partindo de sua descoberta; portanto, enfatizando não os descobridores e sim, os registros que estes realizaram dos povos indígenas que aqui habitavam, as inserções musicais realizadas por estes europeus, abrindo tópicos sobre o ensino de música no Brasil império; alcançando as escolas brasileiras atuais mencionando a aplicação da Lei federal 11.769/2008.
O ensino da música teve pouca projeção nas escolas até mais ou menos 1950, quando começou a fazer parte do currículo. Limitava-se a aulas de solfejo, canto orfeônico e memorização de hinos pátrios. (...). No Brasil, Mário de Andrade (...), Anita Malfati, Flávio de Carvalho e Augusto Rodrigues contribuíram para a valorização da produção das crianças.
( Martins; Picosque; Guerra, 2009. p. 10-11 )
Historicamente, a música esteve presente no Brasil antes mesmo do período de sua colonização representada pelas etnias indígenas que habitavam o seu território.
Pode-se supor, que a música sempre esteve vinculada à dança nas várias modalidades de representação da cultura indígena.