PROJETO DE AÇÃO EDUCACIONAL- DIDÁTICO - PEDAGÓGICO

 

                                             Projeto de Intervenção Pedagógica

TÍTULO: APRENDENDO PELO PROCESSO AVALIATIVO: Diagnosticando nosso Aprendizado Enquanto Docente

                                                              Tipo de Projeto

Projeto Educacional – Didático - Pedagógico

 

INTRODUÇÃO

Baseando-se no que aplica as leis de Diretrizes de bases da educação Nacional e os PCNs, sobre a formação continuada dos profissionais em educação, em especial aqueles que são agentes do magistério, pode-se verificar que ainda existem muitos profissionais que, ainda não conseguem ser proficientes em sua atividade como educador, muito menos alçar a sua própria transcendência, na busca de seu próprio ideal, dos seus alunos, e aquilo que a sociedade espera dele.

Nesse sentido, esse tipo de avaliação não só tem como finalidade verificar o lado comportamental/atitudinal do profissional, como também esperar que este agente perceba-se como modificador, mediador ou mesmo facilitar do processo ensino – aprendizagem. Verificando sempre sua postura responsável diante às conquistas e aquelas idealizadas e ainda não concretizadas no âmbito escolar.

Logo, ser educador proficiente, não significa exclusivamente ter número expressivo de formação ou graduações, e simajustá-las de acordo com as necessidades, especialmente de forma interdisciplinar nas unidades escolares, e diante daqueles sujeitos que estão ávidos por mudanças sociais, os discentes. Que não só esperam de nós, educadores, os conteúdos, mas um incentivo a mais para enfrentar o outro lado da moeda: a sociedade e seus paradigmas complexos.  

Estrutura:

Justificativa

Pela falta de um de um sistemaeducacional integrado ou mesmo de uma avaliação, a qual provoque a verificação do rendimento do profissional, em suas diversas áreas de atuação, inclusive na síntese de que os educadores cobram deveras dos seus discentes, propusemos a elaboração e execução deste projeto, que tem como finalidade maior, observar quantitativamente os conhecimentos específicos e os conhecimentos gerais de nossos educadores, especialmente na Região do Uruará. Quando os professores/educadores serão submetidos a uma avaliação escrita, dividida em duas partes: uma contendo assuntos sobre a sua prática educativa, exclusivamente de cunho pedagógico, mas baseadas em leis que dão respaldo à educação brasileira (PCNs, LDB, Constituição Federal, RJU, PCCR Municipal, FUNDEB, entre outras), e a segunda parte, contendo questões envolvendo diversas disciplinas do cotidiano.

Assim, a cada ano executa-se mudanças em relação a estrutura do contexto da avaliação, e dependendo da necessidade, o aumento do numero de questões a serem resolvidas objetivamente.

Objetivo Geral: Implantar a verificação avaliatória do profissional educador não como mero cobrador, mas participador também do processo educativo/avaliativo.

Objetivos específicos:

  • Propor a interação entre o educador e os diversos ramos do conhecimento;
  • Facilitar o desenvolvimento intelectual do docente;
  • Desenvolver a participação dos profissionais do magistério nos movimentos educativos avaliatórios;
  • Contribuir na formação e valorização da população de profissionais.

 

Proponente: Orientador Pedagógico (Escola Municipal de Ensino Fundamental “EZILDA ARAGÃO BRASIL”)

 

Local: Região do Uruará – Município de Prainha.

Público Alvo: Todos os profissionais do magistério da Região do Uruará.

Período de desenvolvimento:a partir do início do ano de 2013 em diante.

Estratégias:

1º Momento: Será desenvolvido o projeto junto a Orientação Pedagógica da região do Uruará;

2º Momento: Depois de desenvolvido, a apresentação será feita a secretaria de Educação do Município de Prainha;

3º Momento: será apresentado o projeto aos professores da Região do Uruará;

4º Momento: Executar-se-á o projeto em concordância com os profissionais e as direções e coordenações das escolas envolvidas;

5º Momento: Realizar-se-á a correção das questões, sendo acompanhando por uma Comissão de Acompanhamento e Verificação de Resultados.

Recursos Humanos: Diretores, vice-diretores, coordenadores e orientadores pedagógicos, professores/educadores, secretários de escolas, funcionários da educação.

Recursos Materiais: canetas, lápis, borracha, folha de papel CHAMEX, Folha de papel pautado, retroprojetor, impressoras, computadores,quadro, e avaliação impressa com as suas respectivas questões.

Cronograma:

                   Data

Atividade

1º Bimestre de 2013

2º Bimestre de 2013

3º Bimestre de 2013

4º Bimestre de 2013

Estudo das possibilidades e problemáticas.

 

X

Desenvolvimento e discussão sobre o projeto e seus objetivos.

X

Apresentação do Projeto à Secretaria de educação

 

X

 

 

Apresentação do Projeto aos professores da Região do Uruará

X

 

Execução do projeto nas escolas que aderirem ao mesmo.

X

Correção das questões objetivando o maiormelhor rendimento.

X

Resultados Esperados

Espera-se, com a apresentação, execução e correção da prova e mediante o resultado individual final desperte na população de docentes da Região do Uruará seus interesses pela questão do aprendizado, onde as melhores notas, de variarão de 0 a 100 pontos, possibilite o reconhecimento pela SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PRAINHA, assim como da ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, uma premiação do MELHOR DOCENTE DO ANO, assim incentivando a melhoria não somente do seu campo intelectual, mas o de atuação para com os seus discentes, dando uma maior motivação, quando estes agentes possam olhar com responsabilidade e eficiência o lado profissional ao qual está inserido.

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição Federal Brasileira. Art. 217. Brasília, 1988.

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais: Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1997.

_______. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. MEC: 1996.

_______. CONAE 2010. Conferência Nacional de Educação. CONSTRUINDO O SISTEMA NACIONAL ARTICULADO DE EDUCAÇÃO: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação. Brasília; 2010.

Observações Gerais

Os trabalhos de elaboração e execução do Projeto da avaliação anual dos Profissionais de educação da Região do Uruará, Município de Prainha, teve início no dia 19 de Março de 2013, na constância da Implantação e Adesão do PNAIC, e que depois de uma análise das necessidades básicas dos educadores da região em questão, especialmente nos aspectos educacionais/didáticos, o qual pode ser flexível dependo de verificações posteriores..

Data: 18/ 03  / 2013.

Ass.: _______________________________________________

SYDNEY PINTO DOS SANTOS

ORIENTADOR PEDAGÓGICO EAB