Após um catastrófico fenômeno natural o Japão ensinou, talvez sem intenção lições preciosas atra´ves de sua cultura e mostrou para o resto do mundo como ser exemplo, mediante a remendos de desastres.
Basta ressaltar alguns elementos culturais presentes nessa potência para percebermos a dimensão de sabedoria passada à gerações, sendo o planejamento o marco de tudo, a disciplina essencial e a igualdade extremamente necessária.
O Japão é um país que investe muito em educação, também pudera, dominador e criador de inúmeras tecnologias administra seu próprio futuro fazendo-se independente e acumulando riquezas. A disciplina é fundamental e anda juntamente com a organização para o melhor desenvolvimento dos planos. E a igualdade é necessária sendo que ninguém é melhor que o outro, o que diferencia é a vontade de crescer e o compromisso com o futuro.
Por fim, acredito que o Japão ainda mais fará e o mundo será beneficiado ou prejudicado por tal. Devemos aprender somente o bom, o que edifica, e o que deve ser aprendido e tentar a união.