Passei vários domingos de minha juventude assistindo as corridas de automobilismo. Minha maior satisfação era poder ouvir o tema da vitória de Airton Senna e saber que um brasileiro estava trazendo para dentro das casas de milhares de brasileiros, um motivo a mais para acreditar, sorrir e sonhar.

Após 15 anos de seu falecimento (ocorrido em 01.05.94) ainda é adorado por todos. Entre tantos sentimentos de vitória e alegria incomparável, aguardado por milhares de pessoas para assim deixarem seus sonhos viajar em uma corrida de determinação e superação, Senna contribui com muitos depoimentos que podem e devem ser utilizados por todas as pessoas e empresários.

Em uma de suas entrevistas, Senna deu o seguinte depoimento: “Tudo o que consegui foi através de dedicação, perseverança e muito desejo de atingir meus objetivos. Desejos de vitória, vitória de vida e não como piloto...(...)....Seja quem você for, qualquer posição que você tenha na vida, nível social altíssimo ou mais baixo, tenha sempre como meta muita força, determinação, muito amor e fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá!”.

Podemos compreender facilmente que nosso ídolo ressaltava a importância de termos uma meta para tudo o que pretendemos realizar. Nossas metas de vida, nos resultados de nossa empresa, em nosso desejo de crescimento profissional.

Em outra frase ele ressalta a importância de não fazer apenas o que deve ser feito, mas sim, fazer o que mais pode ser feito: "Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo."

Como qualquer ser humano, Airton Senna possuía suas inseguranças e medos, mas nunca deixou de buscar se superar. Aprendeu com seus erros e medos que devia encontrar novas alternativas e nos ensina através de sua frase: "O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto preservação."

Esta afirmação de Senna pode ser complementada através de outro comentário: "Podem ser encontrados aspectos positivos até nas situações negativas e é possível utilizar tudo isso como experiência para o futuro, seja como piloto, seja como homem", ou seja, devemos parar de focarmos apenas as dificuldades e passar a observar as novas oportunidades. É fácil encontrarmos problemas, mas devemos nos destacar apresentando soluções. Adversidades e crises podem ocorrer a qualquer momento. Os fracos tombarão e se chocarão contra o chão, os fortes e preparados encontrarão novas alternativas e oportunidades para se sobressaírem.

E se tratando de sucesso e comprometimento para se atingir metas e resultados conseguimos mais um exemplo deste ídolo, que pode ser utilizado por todas as pessoas e empresas, independentemente dos segmentos e áreas de atuação: "No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz."

Assuma riscos, dedique-se, veja o que a maioria não consegue enxergar, se planeje e sempre ame o que você faz. Com amor, dedicação, determinação, empenho, um bom planejamento e metas bem definidas, sua chance de sucesso será muito maior!

***
Wagner Campos é Especialista em Marketing e Palestrante Motivacional em Vendas e Liderança. É Professor de MBA em Marketing e Vendas, Consultor de Empresas da True Consultoria. Contribuiu para empresas de vários segmentos como Ambev, Unibanco, Whirlpool Eletrodomésticos e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia". Contato para Palestras, Consultoria e Treinamentos F: (19) 3444-9599 – [email protected]. Saiba Mais sobre Cursos, Palestras e Treinamentos oferecidos através do site www.trueconsultoria.com.br.