Aprendendo a vencer o Sofrimento

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham bom ânimo! Eu vencí o mundo” – João cap. 16 vers. 33.

Temos vivido um tempo de incontáveis dificuldades, como a fome, a violência e a corrupção que tem aumentado de forma assustadora a cada dia. Na verdade, podemos afirmar categoricamente que ninguém gosta de sofrer. Mas, apesar de tudo isso, a grande verdade é: O sofrimento pode ser vencido. E é justamente por causa disso que muitas pessoas têm buscado a religião como uma válvula de escape para tentar vencer ou amenizar o sofrimento de alguma forma.

Talvez em função dessa crescente necessidade, tem crescido no meio evangélico a pregação de auto-ajuda que tem criado uma espécie de atitude totalmente fora dos padrões bíblicos entre os crentes com relação aos sofrimentos e adversidades. Muitos cristãos acham que as adversidades não devem fazer parte de sua vida e as entendem como sinal de maldição ou de consequência direta de alguma falha ou pecado.

Todavia, esta não era a mentalidade de Cristo e dos seus primeiros seguidores, pois, de acordo com o texto acima, Jesus garantiu que teríamos aflições a serem enfrentadas neste mundo. Ele nunca nos garantiu ausência de lutas, mas vitória em meio às lutas.

Você está passando por aflições? Estas aflições o têm abatido e lhe roubado a coragem e o ânimo de viver? Posso te garantir que de acordo com a preciosa ajuda de Deus, o sofrimento de Deus o sofrimento pode ser vencido sim e pretendo, com este breve artigo, te ajudar a conseguir fazer isso, isto é, vencer o sofrimento!

Em primeiro lugar, para vencer o sofrimento você precisa entender que a importâncias das palavras de Jesus quando disse: "No mundo tereis aflições (sofrimento)". Existem três fatos que se acham envolvidos nesta declaração de Jesus. Primeiro, percebemos aqui que enquanto vivermos neste mundo estamos sujeitos à realidade das aflições. Afinal, alguém disse certa vez que viver é a arte de enfrentar dificuldades e resolver os problemas. Segundo, assim como a vida passa e o mundo passa, todo sofrimento também é passageiro. A realidade maior é que não "ficamos" em aflições, mas "passamos" por aflições. Terceiro, que as aflições que nos abatem podem ser superadas.

A grande questão que devemos considerar ao passar pelo sofrimento é: "como devo reagir diante desta situação?" A nossa reação, positiva ou negativa, é o grande segredo que precisamos entender se realmente quisermos vencer o sofrimento em lidar com o sofrimento.

Se você quiser vencer o sofrimento precisa, em primeiro lugar avaliar o Sofrimento pelo qual está passando. Você precisa pedir a Deus discernimento para entender o propósito e o motivo do seu sofrimento. Você precisa se perguntar se está sofrendo porque obedece ou desobedece a Deus. Outra questão importante na hora da avaliação é observar como este sofrimento tem ajudado você a se aproximar de Deus.

Considere o que a Palavra de Deus diz em 1 Pedro cap. 4 vers. 15 e 16, onde Pedro  menciona quatro males pelos quais nunca devemos sofrer: "Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócio de outrem; mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome".

Em segundo lugar, se você deseja vencer o sofrimento, não deve estranhar o sofrimento pois é isso que a Palavra de Deus ensina: "Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós (…) como se alguma cousa extraordinária vos estivesse acontecendo" (1 Pe cap. 4 vers. 12).

Não é normal e nem natural estranhar o sofrimento na vida do crente. Pois a bíblia diz que todos quantos querem viver piedosamente em Jesus, sofrerão problemas (2 Tm cap. 3 vers. 12).

Em terceiro lugar, você precisa aprender a buscar a paz de Cristo. Afinal, antes de falar e reconhecer que no mundo passaríamos por aflições, Jesus disse: "Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim…" (João cap. 16 vers. 33). A paz de Jesus é a arma que nos faz   enfrentar o sofrimento com serenidade. A paz de Jesus é uma coisa é íntima, pessoal e muito necessária quando enfrentamos qualquer tipo de sofrimento.

Em quarto lugar, diante do sofrimento, você nunca deve se abater, perder a coragem ou desanimar pois a Bíblia diz: "Mas tende bom ânimo" e também nos garante que "… todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" (1 João cap. 5 vers. 4). Uma outra verdade importante que precisamos entender é o que Paulo disse em Romanos cap. 8 vers. 18 "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós".

Em quinto e último lugar, o sofrimento algumas vezes nos identifica como seguidores de Cristo como Dia Pedro em sua carta "Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos…" (1 Pedro cap. 2 vers. 21).

Finalmente, o próprio Jó concluiu no meio do seu sofrimento: "O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação" (cap. 14 vers. 1). E já que não podemos fugir do sofrimento, podemos pelo menos tirar pelo menos cinco lições dele, como podemos aprender com John MacArthur, Jr. em seu livro O Poder do Sofrimento, quando nos apresenta as seguintes lições:

1. O sofrimento produz uma nova compreensão de Deus (Jó cap. 42 vers. 2 a 6).

2. O sofrimento produz nova alegria (I Pedro cap. 1 vers. 3 a 7).

3. O sofrimento intensifica a glória futura (Tiago cap. 1 vers. 2 a 4).

4. O sofrimento traz real consolo (2 Coríntios cap.  1 vers. 3 a 4).

5. O sofrimento origina a verdadeira humildade (Tiago cap. 1 vers. 9 a 11).

                Para passar pelo sofrimento e chegar do outro lado cantando o hino da vitória você precisa considerar o seguinte: A certeza de sua salvação tem aumentado ou diminuído diante da realidade do sofrimento? E também avaliar sobre qual a maior lição que o sofrimento já te ensinou até agora.

               

                O sofrimento é uma realidade positiva que nos identifica como seguidores de Cristo, mas, assim como Jesus venceu, nós podemos vencer também! Aleluia!

Pastor Adilson Batista Amelio

Email: [email protected]