Aprendendo a vencer as tempestades da vida!

“Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Senhor, salva-nos! Vamos morrer!" Ele perguntou: Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. Os homens ficaram perplexos e perguntaram: "Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?"Mateus cap. 8 vers. 23 a 27.

De acordo com texto acima, a visão de um barco açoitado pelas ondas e pelo vento nos traz claramente uma comparação com as aflições que passamos em nosso cotidiano, isto é; problemas financeiros, familiares, emocionais, entre outros.

Na maioria das vezes, quando passamos por momentos difíceis, a tendência é que sejamos tomados por sentimentos negativos tais como medo, desespero, angústia, ansiedade e desânimo. O grande problema é que satanás se aproveita de tudo isso para tentar nos derrotar. Os salva-vidas costumam dizer que muitas pessoas morrem afogadas porque se deixam tomar pelo desespero de tal forma que, mesmo aquelas que sabem nadar, acabam por serem tragadas pelas águas. E muitas vezes o que acontece é que, dominadas pelo desespero, essas pessoas acabam levando até as pessoas que estão tentando lhes salvar, a morrerem junto com elas. É justamente por este motivo que os salva-vidas fazem um rigoroso treinamento para salvar sem serem massacrados pelos que estão se afogando.

Mas, como é que podemos fazer para saber se o que está acontecendo em nossa vida é uma tempestade ou um problema comum no cotidiano de qualquer pessoa? Quando alguém costuma se assustar com pequenos problemas, costumamos dizer que a pessoa está fazendo tempestade em copo d’água. Mas, quando as adversidades costumam crescer diante de nós, normalmente nos sentimos incapazes para superarmos o desafio das “ondas” da vida. Tempestades são situações acima das nossas forças e sempre fora do nosso controle.

Mas o que são tempestades afinal? Uma das melhores definições da palavra Tempestade é: Ação violenta da atmosfera, às vezes acompanhada de chuvas, vento e trovões. É denominada também de temporal, e pode significar, em um sentido figurado, luta, tribulação, prova, aflição na vida do crente.

                No momento em que a tempestade chega em nossas vidas, existem atitudes que precisam ser tomadas imediatamente se quisermos de fato vencer as tempestades da vida. Vencer as tempestades ou ser dominados por elas vai depender das atitudes que tomamos diante delas.

Se você deseja mesmo aprender a vencer as tempestades precisa entender em primeiro lugar que é muito importante não se deixar dominar pelo pavor. O medo é um sistema de defesa do ser humano, pois a pessoa passa a ter mais cuidado com aquilo que pode fugir ao seu controle. Porém, o pavor uma espécie de sentimento que foge do nosso controle. O pavor provoca desequilíbrio psicológico, perda do raciocínio lógico e neutraliza o potencial humano. Muitas pessoas morrem em assaltos ou em qualquer outra situação de perigo porque foram dominadas pelo pavor.

Em segundo lugar, para vencer as tempestades, precisamos saber Usar o nosso potencial humano até o limite máximo. Os discípulos no texto bíblico acima começaram a remar entre seis e sete horas da noite, mas na quarta vigília da noite, perto da meia-noite, eles ainda estavam no meio do mar, que geograficamente é um pouco menor do que a Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Os discípulos empregaram todo o seu potencial, foram ao limite máximo de suas forças. Aquele que pretende vencer as tempestades da vida deve fazer a mesma coisa, isto é; usar o seu potencial até o limite máximo para enfrentar a tempestade.

Em terceiro lugar, para vencer as tempestades você precisa entender que nunca deve desistir. No caso do texto bíblico, os discípulos lutavam contra o vento, tentando chegar à outra margem. Se parassem de remar, iam terminar em alguma praia ou senão voltariam ao lugar de origem, caso não viessem a naufragar completamente no meio da tempestade. Mas, naquele momento, a intenção deles não era simplesmente chegar ao outro lado da margem do lago, mas sim, vencer a tempestade. Da mesma maneira, se quisermos vencer as tempestades da nossa vida, precisamos nos esforçar sem desfalecer, lembrando que a nossa obra tem uma recompensa (II Crônicas cap. 15 vers. 7). Não podemos nos esquecer de que Deus nunca nos prometeu ausência de tempestades, mas vitória no meio das tempestades. Não estamos sozinhos, pois Deus está conosco.

Em quarto lugar, para vencer as tempestades precisamos ter fé. A bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Se tem uma coisa que agrada o coração de Deus é poder observar que seus filhos tem fé. A Bíblia mostra vários exemplos de pessoas que agradaram a Deus e conseguiram vencer as “tempestades” de suas as vidas, pois tiveram uma atitude de fé. A bíblia diz que, para quem tem fé tudo é possível (Marcos cap. 9 vers. 23).

               

Acredito plenamente que você esteja enfrentando algum tipo de tempestade. Mas, o mais importante é que você pode vencer essa tempestade e, para isso, só precisa colocar em prática essas recomendações que a Palavra de Deus nos recomenda, pois se assim fizer, com toda certeza, o barco da sua vida não vai naufragar no meio da tempestade e nem ficar a deriva açoitado pelas ondas, mas você vai conseguir vencer a tempestade e chegar do outro lado, pois quando Jesus está no nosso barco não existe tempestade que consiga nos fazer afundar!

Pastor Adilson Batista Amelio

Email: [email protected]