O material cartográfico é fundamental para o aluno assimilar, aprofundar e ampliar a noção de espacialidade dos fenômenos naturais e socioeconômicos. É importante para o aluno ter uma orientação específica para a leitura e confecção de mapas. O que se espera é que o aluno aprenda a lê-los e interpretá-los, compreendendo a linguagem gráfica como seus respectivos símbolos.

Inicia-seuma leitura de mapa pela observação do título, o espaço representado, seus limites e suas informações. É preciso observar a legenda e relacioná-la com sua distribuição espacial no mapa. A escala gráfica, ou numérica é uma representação da proporcionalidade real da área estudada. É necessário o uso de cálculo matemático, onde as ciências se complementam, colaborando para interdisciplinaridade.

A leitura de mapas nas séries iniciais pode ser utilizada a partir da sua localização espacial, ou seja, do local ao qual o aluno reside.

Deve ser utilizado diversos mapas: da sua cidade, do seu Estado, do Brasil e planisfério político.A princípio deve ser abordado o local onde o aluno reside e onde está a sua escola. Observar o mapa e localizar sua cidade. Depois localizar no mapa do Estado e posteriormente no Brasil e no Mundo. O aluno irá perceber as diferenças quanto à proporcionalidade, ou seja, o tamanho do mapa é proporcional a escala.

É de extrema importância a compreensão por parte do alunado da escala gráfica ou numérica para o entendimento das distâncias aproximadas de um local para o outro. Para isso, é necessário o uso da matemática para pequenos cálculos. Enfatizando desta forma a importância de um trabalho interdisciplinar.

Saber sobre outras cidades ou estados visitados pelos alunos e a partir das respostas do aluno, instigá-lo a ver sua localização, os símbolos representados no mapa e seus significados, seus recursos naturais, relevos entre outros.

Nunca esquecer que uma leitura do mapa começa pelo seu título e compreensão dos símbolos e escalas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Atlas Geográfico Escolar

FERREIRA, Graça Maria Lemos Ferreira,GEOGRAFIA EMMAPAS – Nocões Básicas de Geografia, Editora Moderna, 4ªe. 2006.