Aprendendo a lidar com o “não” de Deus

Outro dia, em mais um dos muitos atendimentos na clinica pastoral, alguém me falou que estava orando há muito tempo sobre um determinado assunto de sua vida particular, que acreditava piamente no “sim” de Deus, mas a vitória estava cada dia mais distante. Diante de tal situação, comecei a aconselhar a pessoa sobre a importante necessidade de estarmos preparados para o “não” de Deus.

É preciso lembrar que Deus é soberano em suas escolhas e decisões. Ele pode fazer o que quiser, pode fazer qualquer coisa, sem nos dar nenhuma explicação.

Muitas das vezes Deus nos diz não e nós não entendemos no primeiro momento, mas Deus sempre sabe o que é melhor para nós e, principalmente qual é o melhor momento de recebermos aquilo que estamos pedindo. Imagine que sua filha de apenas 10 anos acreditasse plenamente que poderia sair e viajar sozinha para outro país e estivesse ansiosamente esperando ouvir um sim de sua parte. Você que é pai, mais maduro e, desejando o melhor para ela, com certeza iria dizer não. Isso quer dizer que você não ama a sua filha? Claro que não! E mesmo que ela não lhe entendesse hoje ou pensasse que você não a ama, isso não muda a sua realidade e nem o seu grande amor por sua filha. No caso do nosso relacionamento com Deus é a mesma coisa. Às vezes esperamos um “sim” da parte dEle, mas a única coisa que ouvimos é um “não”, mas isso não muda o grande amor de Deus por cada um de nós.

Diante disso, fica aqui a pergunta que normalmente não queremos ouvir: E se Deus não quiser fazer o vento cessar, o mar acalmar ou terminar qualquer tipo de tempestade em nossa vida?

Como fazer para superar um momento como esse? O que fazer quando ouvimos um “não” quando na verdade estávamos esperando receber apenas o “sim” de Deus?

É justamente aqui que começa a parte mais difícil, pois não podemos perder a nossa essência de verdadeiro adorador. Deus merece sempre a nossa adoração, e isso nós não podemos esquecer nunca.

Na minha e na sua vida, pode ser que aconteçam momentos em que aparentemente Deus não queira matar os nossos “Faraós” e ainda nos deixar no deserto completamente sós, até porque o deserto é a escola de Deus.

No momento em que o povo de Israel estava sendo perseguido por Faraó e se deparou com o mar, diante do clamor de Moisés, a resposta surpreendente de Deus foi: “Diga aos filhos de Israel que marchem”. Em momentos difíceis como esse, temos uma grande e difícil decisão a tomar: Questionar ou Adorar?

Quer vencer os momentos difíceis e cantar o hino da vitória do outro lado? Pare de questionar e comece adorar. Se você está no meio de alguma tempestade ou se o inimigo insiste em querer te afrontar, faça como Jó ou como José que, ao invés de questionar, preferiram adorar.

Temos vivido um tempo onde a sociedade cultua a idéia da vitória o tempo inteiro. Incontáveis pregadores só sabem pregar sobre a prosperidade. Tudo tem que dar certo o tempo todo. Já tem gente aprendendo a “determinar” o que Deus tem de fazer. Ao invés de obedecermos a Deus, agora parece que o mais “normal” é Deus nos obedecer. Está certo isso? Claro que não!

Quando ouvimos um “não” de Deus, normalmente nos entristecemos, nos frustramos e até achamos que Deus nos esqueceu.

Mas quando a tempestade vem, não quer dizer que Deus não te ama ou tenha te esquecido. A palavra de Deus nos diz que os caminhos e os pensamentos de Deus não muito diferentes dos nossos. E é justamente nesse momento de extrema dificuldade em que a gente pensa que está completamente só é que Deus, na verdade, quer saber se somos verdadeiros adoradores realmente.

Você deseja realmente ser mais que vencedor? Então pare de questionar e comece adorar. Seja um verdadeiro adorador a partir de hoje. Comece adorar agora. Deus só está esperando isso para mudar completamente o quadro da sua vida. E foi por isso que Ele está permitindo que você leia esse artigo agora.

Nunca se esqueça de que o segredo da vitória consiste em nunca se deixar de ser um verdadeiro adorador.

A partir de hoje mude seu estilo de vida e sua atitude diante do não de Deus, dizendo pra Ele: A partir de hoje, em toda e qualquer situação, eu prefiro adorar!

Pastor Adilson Batista Amelio

Email: [email protected]