Aprendendo a conviver com Pessoas

 

Há séculos o ser humano tenta conviver entre si e entre os animais, o que para os homens das cavernas era terrível viver próximo a um Tiranossauro REX hoje pior ainda viver com o Homo Sapiens do ano de 2012 que está mais preocupado com a mística deste ano previsto pela civilização Maia do que com a satisfação mútua de sua espécie na sociedade.

Quando levamos essa realidade para dentro das grandes Empresas é que nos assustamos mais ainda. Uma disputa saudável num ambiente de trabalho é salutar e promove a evolução funcional do individuo e de toda sua equipe de trabalho envolvida naquele ambiente, entretanto pensar nisto nos dias de hoje, em um sistema que lhe obriga competir diariamente dentro das grandes organizações é Utópico.

Hoje ainda com certos métodos e diretrizes participativas, os gestores podem tentar utilizar essa certa competição para beneficio tanto do funcionário quanto da instituição, ora o incentivo a uma formação acadêmica profissional adequada é um dos benefícios que o beneficiará, entretanto a empresa tem que lhe apresentar meios para que seus colaboradores cheguem a esse objetivo. E o funcionário se mostrar disposto, ter gana, querer aprender e conquistar algo de novo. Cada pessoa se motiva por alguma coisa e isto todo mundo já sabe agora o que leva uma pessoa a querer “puxar o tapete de outra”? Como prever e tentar evitar esse tipo de situação decorrente em um departamento?

Estas questões até hoje já foram respondidas de diversas maneiras até hoje, mas ainda não se encontraram uma solução. O correto a se fazer é expor sempre a realidade do que é o pensamento da empresa do que você quer que ele seja para a instituição, dar oportunidades a quem merecer e um feedback aos que precisam se aperfeiçoar para merecer a tal.

O incentivo a equipe de trabalho se faz necessário, e o tato do líder é essencial para saber designar funções e tarefas a cada indivíduo, não daremos  a tarefa de negociar com o comprador a uma pessoa tímida, pois essa em sua grande maioria não tem facilidade de se expor suas ideias na fala, em contrapartida esta deve ter uma facilidade maior com números ou em trabalhos que exige maior concentração.

Por mais que a geração Y esteja chegando hoje a patamares de gestão e implementando mais das velhas novas teorias a ambição o desejo de crescer e a obsessão pelo poder descabido da sociedade acaba ultrapassando certos limites que chega a ser irracional em vista de seres humanos que pensam.

Podemos se dizer que o homem é um animal social convivendo em uma sociedade em organizações e em ambientes cada vez mais complexos, no caso das organizações compostas por pessoas, caracterizadas como grupos, equipes, gerentes administradores aonde todos esses grupos ou equipes são pessoas que fazem acontecer, a variedade humana é realmente um fenômeno multidimensional de pessoas gerenciando pessoas.

Tendo sempre que conhecer seus objetivos suas necessidades, para que na hora dos conflitos as exigências exigidas por elas estejam ao nosso alcance para que possamos satisfazer melhorar ou chegar a uma qualidade desejável, por que só poder não basta para se conseguir o que quer, principalmente com pessoas que cada dia que passa a interatividade de informações que cada um vem conseguindo ao longo dos anos é indiscutível para mudar o seu conceito. 

A expressão “qualidade de vida” no ambiente de trabalho, que se refere a satisfação das necessidades é a melhor maneira que já existiu entre pessoas e organizações aonde se visa o relacionamento interpessoal sendo um dos maiores desafios para lidar com certas situações relacionado ao ser humano, assim podendo deixar os indivíduos sempre motivados, e trazendo benefícios tanto  para pessoas quanto para as organizações.

Referindo-se aos comportamentos, habilidades, personalidades as atividades desempenhadas e outras diferenças que o ser humano adquire, são essencial saber como será utilizada cada item para uma melhor administração em um todo, para assim liderar e gerenciar sem afetar negativamente o conviveu com as pessoas.

Não é uma tarefa fácil conhecer e conviver com pessoas seja em um ambiente externo ou interno sabendo de que cada um tem um grau de desejos interesses e aptidão para realizar suas atividades pessoais ou profissionais.